O Paraná Pesquisas realizou uma pesquisa de opinião pública na cidade Maringá para verificar a situação eleitoral para a disputa da prefeitura neste ano.
A pesquisa está registrada sob o nº PR-03428/2024 e foi realizada entre os dias 26 e 29 de setembro com 710 eleitores. A amostra tem grau de confiança de 95,0% e margem de erro estimada de 3,8%.
A pesquisa espontânea teve a seguinte pergunta: se as eleições para Prefeito de Maringá fossem hoje, em quem o(a) Sr(a) votaria? De acordo com o Paraná Pesquisas, 39,6% dos eleitores responderam que votariam no candidato Silvio Barros (PP), em seguida 38,5% responderam que não sabem ou não responderam a questão.
O candidato Edson Scabora (PSD) aparece com 10,7%, seguido das respostas dos eleitores em branco e nulo com 6,2%. Candidato Humberto Henrique (PT) aparece com 4,1%, Evandro Oliveira (PSDB) com 0,4% e Pastor José (Mobiliza) com 0,1%.
Pesquisa estimulada
Já na pesquisa estimulada, onde os entrevistadores falam os nomes dos candidatos os resultados apontam uma vantagem grande para o candidato do PP.
Segundo os dados do Paraná Pesquisas, 58,6% dos eleitores responderam que votariam em Silvio Barros. Em seguida aparece Edson Scabora com 20,0%, Humberto Henrique com 6,5%, Evandro Oliveira com 1,8% e Pastor José com 0,8%. Os eleitores que não sabem ou não responderam somam 5,9% e brancos e nulos somaram 6,3%.
Rejeição
O Paraná Pesquisas ainda consultou a população de Maringá, caso as eleições fossem hoje, em qual candidato o eleitor não votaria de jeito nenhum.
Com 34,5% o candidato Humberto Henrique aparece em primeiro no índice rejeição, seguido de Edson Scabora com 23,8%. Pastor José com 18,6%, Silvio Barros com 18,0% e Evandro Oliveira com 13,9%. Ao todo, 15,9% não sabem ou não responderam a questão. E 5,9% disseram que poderiam votar em todos.
Leia mais: Nova pesquisa sonda cenário eleitoral para prefeitura de Ponta Grossa