27 de junho de 2026

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no portal e personalizar a publicidade exibida. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de privacidade.

Paraná não vai expandir 4ª dose contra covid sem receber aval de Brasília


Por Felipe Liedmann Publicado 10/08/2022 às 21h39 Atualizado 20/02/2026 às 23h01
Ouvir: 00:00
Agência Estadual
Foto: Arquivo / AEN

Diferente de São Paulo, que está liberando a segunda dose adicional (4ª dose) da vacina contra covid para todos os adultos acima de 18 anos, o Paraná não pretende tomar medidas por conta própria para expandir a imunização. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde (SESA-PR) nesta quarta-feira (10) após questionamento da reportagem do DCmais.

De acordo com o órgão, a expansão só vai acontecer quando o Governo Federal, em Brasília, autorizar. “O Paraná segue as diretrizes do Plano Nacional de Imunizações (PNI). Neste momento, a vacinação [com a quarta dose] é recomendada para a população acima de 40 anos”, reforça a SESA na resposta.

Assim, o Paraná aguarda a orientação oficial do Ministério da Saúde sobre a ampliação da 4ª dose contra covid. “Ainda não há previsão de quando essa nova recomendação deve acontecer, pois o Governo Federal precisa assegurar a disponibilidade de imunizantes suficientes para suprir toda essa nova demanda”, pondera a administração estadual.

Em São Paulo, as próprias prefeituras estão tomando frente para ampliar o público-alvo da quarta dose. Nesta semana, a capital paulista adicionou o público acima de 18 anos.

“É fundamental que todos tomem as doses de reforço para continuarem protegidos das formas graves da doença”, destacou o secretário da Saúde de São Paulo (SP), Luiz Carlos Zamarco. Para tomar a quarta dose, é necessário ter recebido a terceira há pelo menos 120 dias (quatro meses).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.