O Governo do Estado, por meio das secretarias do Planejamento (SEPL) e do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), promoveu nesta segunda-feira (30) a terceira reunião do Comitê Intersecretarial de Mudanças Climáticas. O encontro representou mais um passo rumo ao Plano de Descarbonização da Economia Paranaense (Pedep).
A SEPL e a Paraná Projetos, com a consultoria técnica da Fundação São Francisco de Assis, do Rio de Janeiro, estão trabalhando na elaboração do Pedep e mapearam setores da economia e lugares onde há maior emissão de gases de efeito estufa.
Serão elaborados planos para setores econômicos identificados pelo Inventário de Emissões de Gases, a fim de delinear estratégias e ações para reduzir emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE) e fortalecer a capacidade de adaptação a tecnologias não poluentes.
Com entrega prevista para setembro de 2025, o Pedep deve propor ações para que o Paraná alcance a neutralidade climática até 2050, em consonância com o Acordo de Paris e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU.
Elaboração do plano
Para a elaboração do Pedep serão realizadas modelagem de cenários, análise multicritério e priorização de soluções tecnológicas e análise de barreiras e entraves para adoção das soluções. Ao fim do processo, serão construídas propostas de fomento à descarbonização, sob a ótica regulatória, legal e econômico-financeira, e estudos para proposição de mecanismos de compartilhamento de créditos de carbono.
Leia mais: Obras alteram fluxo em rodovias dos Campos Gerais nesta semana