em

Ortigueira terá prefeito inédito

Prefeita Lourdes Banach e o ex-prefeito Magela estão de fora do pleito

Ary Mattos (DEM), Cezar Luhm (PROS) e Roque (PSL)

Reconhecida no Paraná e no Brasil pela agropecuária e apicultura, Ortigueira – a 135 quilômetros de Ponta Grossa – é o quarto maior município do Paraná em extensão territorial. É possível dizer que a cidade pertencente à Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) está exatamente no meio do caminho entre Ponta Grossa e Londrina.

Atualmente são mais de 22 mil moradores; destes, quase 18 mil estão aptos a votar no dia 15 de novembro. No pleito de 2020 há uma certeza: Ortigueira terá um prefeito inédito. Lourdes Banach não tenta a reeleição. O ex-prefeito Geraldo Magela do Nascimento também não está registrado no TSE e fica de fora. Assim, três nomes estão na concorrência: Ary (DEM), Cezar Luhm (PROS) e Roque (PSL).

O primeiro tem uma coligação majoritária com dez partidos: DEM, PP, PT, PSC, MDB, PSB, Podemos, Republicanos, PMN e PDT (Ortigueira merece mais). Ary de Oliveira Mattos nasceu em Ortigueira, tem 67 anos e é agricultor. O democrata é vereador desde 2004, quando foi o mais votado da cidade com 1.380 votos – quase 10% dos válidos.

Na última, em 2016, o número de votos ficou em 811, mas permaneceu como o primeiro no Legislativo. Ary tem como vice o cientistas político Gilson Vinutti, de 38 anos – filiado ao Republicanos. Ele já está no meio político desde 2012, quando participou da eleição para vereador e ficou de fora da Câmara com 251 votos. Quatro anos depois, Vinutti concorreu à Prefeitura, mas ficou em terceiro com 242 votos (1,65% dos válidos).

Também ligado à agricultura, Cezar Luhm tenta alcançar a administração do município. Ele nasceu em São Miguel do Iguaçu e tem 48 anos de idade. Diferente da candidatura de Ary, Luhm não tem partidos coligados. A chapa é ‘pura’ do Partido Republicano da Ordem Social (PROS). Há quatro anos, o agricultor usou o nome de urna ‘Cezar Filho do Fredolino’ almejando a Câmara, mas terminou com 127 votos.

O vice do PROS é Elve Venâncio Gonçalves, o ‘Erve Venâncio’, de 64 anos. De acordo com o sistema de candidaturas do TSE, o agricultor da cidade de Califórnia (PR) nunca havia colocado o nome à disposição da população.

O grupo da atual prefeita, Lourdes Banach, apoia Roque, do Partido Social Liberal (PSL). Amavel Dinis Roque está na coligação ‘Juntos por uma Ortigueira mais forte’ (PSL, PV, PSD, PL, Cidadania, PSDB e PTB). Roque nasceu em Cornélio Procópio, está com 55 anos e atua como empresário.

Em 2004, ele chegou a registrar candidatura para uma das vagas no legislativo de Ortigueira, mas optou por renunciar. Na época era filiado ao Progressista. O vice é o vereador Nivaldo de Oliveira Mello, o ‘Nivaldo Fartura’, de 47 anos. Filiado ao PSD, Fartura vem há pelo menos 16 anos ligado à política.

Foi o segundo colocado em 2004 na disputa pela Câmara (875 votos) – atrás de Ary. Entrou no legislativo também nas gestões: 2009-2012, 2013-2016, 2017-2020. Na mais recente terminou com 731 votos (4,92%) – o terceiro entre todos os candidatos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.