Por iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, será realizada, no próximo dia 24 (terça-feira), a I Conferência Intermunicipal de Cultura em Imbaú. A reunião tem como objetivo nomear os delegados que vão representar os municípios da região na 4ª Conferência Estadual de Cultura do Paraná.
I Conferência Intermunicipal de Cultura
A Conferência Intermunicipal acontecerá no Centro de Convivência do Idoso, a partir das 13h. Além de Imbaú, município como Ortigueira, Reserva, Telêmaco Borba e Ventania estarão presentes no dia. O debate deve ser realizado conforme o Decreto Municipal de Imbaú nº 334, de 09 de outubro de 2023.
A I Conferência Intermunicipal de Cultura tem como tema a “Democracia e Direito à Cultura”. O diálogo será organizado em 6 Eixos:
Eixo 1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;
Eixo 2 – Democratização do acesso à cultura e Participação Social;
Eixo 3 – Identidade, Patrimônio e Memória;
Eixo 4 – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;
Eixo 5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e
Eixo 6 – Direito às Artes e às Linguagens Digitais.
Participação
Poderão participar da I Conferência Intermunicipal de Cultura qualquer cidadão maior de 16 anos, devidamente inscrito. O encontro assegura a ampla participação de representantes da sociedade civil e do poder público.
O credenciamento dos(as) participantes na I Conferência Intermunicipal de Cultura será efetuado entre os dias 18 a 20 de outubro de 2023, das 0h às 23h59 do dia 20 de outubro, e tem como objetivo identificar os participantes. A inscrição deve ser feita através do formulário online.
Nomeação de delegados
Na I Conferência Intermunicipal de Cultura de Imbaú, Ortigueira, Reserva, Telêmaco Borba e Ventania, os participantes serão credenciados em três categorias:
I – Delegados(as) com direito a voz e voto;
II – Convidados(as) com direito a voz; e
III – Observadores(as) sem direito a voz e voto.
Caso os municípios participantes tenham Conselho Municipal de Cultura constituído, serão considerados Delegados Natos os seus Conselheiros titulares e suplentes.