Uma ferramenta virtual poderá auxiliar os usuários das rodovias sob concessão no Paraná a fiscalizar o cumprimento dos contratos. Ainda em fase de desenvolvimento, o site deverá permitir a interação com a população, que poderá se informar sobre as condições das estradas ou acompanhar a realização de obras, por exemplo.
Leia mais: Presidente da Câmara quer dar nome do avô a prédio público de PG
A apresentação do site foi realizada na reunião da Frente Parlamentar da Engenharia, Agronomia, Geociências e da Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (1°). A ferramenta deve funcionar como um mapa interativo de marcações georreferenciadas, trazendo informações sobre a concessão, como o lote, preço, trechos, tipo de intervenção, ano da entrega, entre outros.
De acordo com o coordenador da Frente Parlamentar, deputado Fabio Oliveira (Podemos), a ideia é criar um observatório dos pedágios, reunindo a colaboração do poder público, de entidades de classe, do setor produtivo e da população para participar ativamente da fiscalização das obras dos pedágios no Estado.
O encontro reuniu representantes da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), Instituto de Engenharia do Paraná (IEP-PR), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) e Sistema Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná).