em

O curioso caso dos ‘diamantes’ na vacinação contra covid no Paraná

Foto : Arquivo DC

A SESA-PR disponibiliza, em sua página, um ranking de vacinação, que engloba os 399 municípios do Paraná. Nessa lista, São Jorge d’Oeste com seus cerca de 9  mil habitantes ganha destaque, tendo imunizado 67,1% do público-alvo – o maior percentual do estado.

Situação curiosa envolve os “diamantes” do Paraná. O município de Diamante do Norte é o segundo que mais vacinou, atingindo 66,5% do público-alvo existente em sua população de 5 mil pessoas.

No lado oposto desse ranking, está Diamante do Sul, com 3,4 mil habitantes. O município vacinou 19,7% do público-alvo, tendo a pior posição do ranking, de acordo com a secretaria de Estado de Saúde. Os dados se referem ao final da tarde de sexta-feira (25).

Diferenças

Para reduzir a diferença percentual de vacinação nas cidades, a ASESA-PR informou que está fazendo rearranjo de distribuição nas próximas semanas. No entanto, a divulgação de dados de vacinação enfrenta imprecisões desde o início da campanha em todo o País, basicamente em virtude de haver várias plataformas de dados oficiais.

Unificação

Em um esforço por reduzir a discrepância, ocasionada principalmente pelo atraso em transmissão de dados, o Governo do Paraná está unificando os números com os apresentados pelo Ministério da Saúde. Isso não impede, no entanto, que os dados sejam bem diferentes dos divulgados individualmente pelos municípios.

Prefeitura

No caso de Diamante do Sul, porém, os números municipais mais recentes (dia 24/6) estão muito próximos do estadual. Segundo a prefeitura, foram 999 primeiras doses (o estado aponta 995) e 337 segunda doses (335 segundo a SESA).

Confira aqui o ranking estadual de vacinação com cada municípios

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.