26 de junho de 2026

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no portal e personalizar a publicidade exibida. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de privacidade.

Municípios da região já assinaram adesão em consórcio para compra de vacinas


Por politica Publicado 04/03/2021 às 23h55 Atualizado 21/02/2026 às 15h50
Ouvir: 00:00
Foto: Agência Estadual de Notícias

Dos 19 municípios que integram a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), 15 já manifestaram interesse e assinaram protocolo de intenções para participar de um consórcio público articulado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), para compra de vacinas contra a covid-19.

Os prefeitos de Arapoti, Carambeí, Castro, Imbaú, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Porto Amazonas, Ponta Grossa, Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Telêmaco Borba e Ventania já aderiram à iniciativa. Curiúva, Ipiranga, Piraí do Sul e Tibagi ainda não assinaram o termo de adesão. As informações atualizadas sobre as cidades que devem participar do consórcio foram divulgadas pela FNP na tarde desta quinta-feira (4).

O prazo para que os municípios confirmem adesão à iniciativa vai até esta sexta-feira (5). “Assim que surgiu a possibilidade de assinar a intenção de compra, junto com outros municípios, nossa administração já agilizou o processo. Estamos analisando todas as frentes e elaborando medidas para garantir que os prejuízos à saúde e economia do município sejam minimizados”, destaca a prefeita de Jaguariaíva, Alcione Lemos (DEM). Além das cidades que integram a AMCG, os prefeitos de Teixeira Soares, Prudentópolis e Irati, na região. também já assinaram ao termo de adesão.

Balanço

A Frente Nacional dos Prefeitos reúne as 412 cidades com mais de 80 mil habitantes, mas os municípios que estão fora desse escopo também podem participar do consórcio. Até a tarde desta quinta-feira, 1.031 municípios já tinham indicado intenção de participar.

Em reunião com mais de 300 prefeitos na segunda-feira (1º), a FNP definiu os trâmites para que o consórcio seja constituído e instalado até 22 de março. O consórcio está amparado na segurança jurídica oferecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e dará suporte aos municípios caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), do governo federal, não consiga suprir a demanda nacional. “O consórcio não é para comprar imediatamente, mas para termos segurança jurídica no caso de o PNI não dar conta de suprir toda a população. Nesse caso, os prefeitos já teriam alternativa para isso”, afirma o presidente da FNP, Jonas Donizette.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.