em

Imbituva libera atividades não essenciais, mas Ministério Público age e determina suspensão

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Imbituva – cidade a 60 quilômetros de Ponta Grossa – publicou um novo decreto nesta semana determinando que estabelecimentos considerados não essenciais estão autorizados a funcionar de segunda a sábado. A medida chegou a valer por um dia. No entanto, o Ministério Público do Paraná (MP-PR) agiu e determinou a imediata suspensão do Decreto Municipal que flexibilizava as medidas restritivas.

Pelas redes sociais, o prefeito Celso Kubaski informou a decisão do MP está acatada, mas se mostrou contrariado com a situação. “Agradeço àqueles que se propuseram a cuidar para que nosso Decreto tivesse êxito e entenderam a importância de trabalhar tomando os devidos cuidados. Aceito a determinação, mas iremos encaminhar ao Poder Judiciário todas as medidas que adotamos pra que a população de Imbituva pudesse exercer com segurança seu ganha pão”, escreveu.

Conforme a intimação do Ministério Público, a Prefeitura receberia multa de R$ 10 mil por dia de descumprimento do Decreto Estadual, que é mais rigoroso em termos de restrições para combate da covid-19.

No Decreto de Imbituva, entre os locais que poderiam funcionar, respeitando as devidas normas de prevenção, estavam lojas varejistas e atacadistas, bares, associações, salões de beleza, barbearias, estabelecimentos de estética, massagistas e afins.

Leia também:
Justiça nega pedido de reabertura do comércio em Castro

As academias de ginástica e estúdios de pilates poderiam fazer atendimentos individuais em horários pré-determinados.

Todos os estabelecimentos comerciais deveriam designar um funcionário específico na porta de entrada para organizar filas e orientar os clientes a manterem o distanciamento mínimo de dois metros entre si, além de regular a entrada de pessoas.

O decreto local ainda proibia a realização de confraternizações e eventos públicos ou particulares que causassem aglomerações com mais de dez pessoas. O toque de recolher ocorreria entre 22h e 5h do dia seguinte.

Números da covid

Imbituva tem cerca de 33 mil habitantes. Conforme os dados mais recentes expostos pelas autoridades de saúde, o município tem 1.859 casos confirmados de covid-19. Desses, 1.730 estão recuperados. Há outras 80 pessoas em isolamento domiciliar.

A cidade ainda contabiliza 93 pacientes com síndrome gripal que estão em monitoramento e nove internações. Ao todo, 40 imbituvenses não resistiram e morreram em decorrência da doença.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.