em

Imbituva ganhará 177 casas novas em programa de requalificação urbana

Construção das 157 casas na Vila Zezo em Imbituva, o local passará por ação completa de regularização fundiária, com demarcação dos lotes individualizados e entrega de títulos de propriedade aos moradores. Também serão feitas obras de infraestrutura complementar para urbanização completa da região. 13/10/2020 - Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A Vila Zezo, em Imbituva, nos Campos Gerais, é um canteiro de obras de casas novas. O som do sobe e desce de tijolos, do rádio de pilha dos pedreiros e do entra e sai de caminhões no pequeno bairro desgarrado da Rodovia dos Imigrantes (estrada para Teixeira Soares) acontece em apenas seis quadras, mas reverbera na ansiedade das famílias que aguardam a transformação das antigas estruturas de madeira ou de materiais improvisados em imóveis de alvenaria.

A requalificação urbana se dá em um espaço em formato de U nos limites do terreno do vilarejo, que faz divisa com plantações de eucalipto de uma indústria de compensados. A prefeitura comprou essa área há mais de vinte anos e a Cohapar executou um projeto de moradia popular nessas quadras no começo dos anos 1990, mas desde então as beiradas começaram a ser ocupadas na gambiarra. Essas laterais são os alvos do projeto.

As obras envolvem 177 casas, divididas em 157 construções novas e 20 reformas completas. Elas estão distribuídas em nove blocos ou pequenos conjuntos espaçados no curioso e religioso bairro residencial de apenas 12 ruas, mas que tem três mercados e quatro templos: Igreja da Assembleia de Deus, a Capela Nossa Senhora Aparecida, a Igreja Evangélica Menonita de Imbituva e a Igreja Menonita Mensagem da Paz.

O investimento do Governo do Estado é de R$ 16,3 milhões, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e engloba, além das unidades habitacionais, a terraplanagem para um campo de futebol, que será implementado pela prefeitura de Imbituva, e pavimentação com drenagem nas ruas de acesso, além de calçamento e meio-fio.

“Essa obra é especial porque envolve requalificação completa, mais qualidade de vida. As pessoas deixaram as suas casas, estão vivendo com aluguéis sociais, e em breve retornarão para espaços totalmente adaptados e seguros”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “É um projeto voltado para populações vulneráveis e que nos orgulha. Estamos investindo muito forte em programas de desfavelização e acesso digno à moradia”.

A expectativa de entrega definitiva do empreendimento é em agosto de 2021. As obras já atingiram 25%, o que significa algumas casas já totalmente construídas, com paredes, reboco e telhado. As construções envolvem de 35 a 50 trabalhadores, dependendo do estágio e da disponibilidade de equipamentos, todos de Imbituva, Rebouças, Ipiranga e Ivaí, municípios da região.

As obras fazem parte do Nossa Gente, programa desenvolvido pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho e pela Cohapar. Essa é uma estratégia que não envolve ônus financeiro para as famílias e que serve para garantir segurança e conforto para os mais vulneráveis economicamente. O projeto de Imbituva é um dos mais emblemáticos da requalificação urbana do Estado nesta década e o maior empreendimento do programa em quantidade de imóveis em andamento.

“A ideia desse projeto é manter as pessoas no mesmo lugar de origem, onde já estão habituadas, desmanchando casas precárias e impróprias para construir espaços mais dignos, com infraestrutura e urbanização adequadas”, destaca o presidente da Cohapar, Jorge Lange. “Essas famílias passam um tempo longe de casa enquanto entramos com as máquinas e com os projetos. Depois desse período a casa nova vira uma casa definitiva, sem improviso”.

Todas as casas de Imbituva têm dois quartos, sala, cozinha e banheiro e laje de concreto, mais estável para enfrentar as instabilidades do clima. São três modelos, com 42 metros quadrados, 49 metros quadrados (apenas quatro, para portadores de deficiência) e 50 metros quadrados. Elas serão entregues como todos os acabamentos necessários para mudança imediata, como piso, pintura, portas, ligações elétricas e de água, e tanque do lado de fora.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.