em

Amostragem revela redução de contágio por covid-19 nos municípios paranaenses

Estatística demonstra queda nas infecções pelo novo coronavírus, porém em diferentes graus e velocidades

Foto: Arquivo DC

No sobe e desce das estatísticas, a covid-19 parece ter diminuído o contágio nos municípios mais populosos do Paraná. A reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais fez um levantamento de números relativos aos cinco municípios com maior população. Embora exista uma redução significativa na taxa de contágios em Ponta Grossa, o vírus tem diferentes comportamentos em cada cidade.

Foi verificada uma amostragem dos sete últimos dias, e feito o comparativo com sete dias um mês atrás. Em Ponta Grossa, a taxa de contágio caiu cerca de 40% no período analisado. No mesmo comparativo, as mortes não tiveram variação.

Na capital Curitiba, os casos ficaram abaixo de 10% do total verificado no período anterior, enquanto as mortes caíram de 45 para 0. Maringá observou aumento nos óbitos e menor redução nos contágios, enquanto que Londrina teve importante redução nos casos confirmados. De 793, os contágios caíram para 30 no período analisado.

Diferenças

As diferenças poderiam ser reflexo das também distintas estratégias adotadas pelos municípios no combate à covid-19. Reportagem publicada pelo DC na segunda semana de setembro mostrou que Londrina – que teve maior redução no número de casos no período agora analisado – adotava naquela ocasião a Lei Seca e interdição de praças. Também foi quando Ponta Grossa retirou o toque de recolher e retomou voos regulares no aeroporto, Cascavel já não impedia atividades e Maringá autorizava o funcionamento de clubes.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.