Um escorpião amarelo foi encontrado em uma propriedade em São Mateus do Sul, região Sul do Paraná. Foi a primeira vez que um animal deste foi encontrado nesta região do estado e a picada do aracnídeo pode ser fatal. Segundo a Vigilância Sanitária do município, apenas um exemplar foi capturado.
Leia também: UEPG inaugura núcleo regional de cultura
Uma característica marcante é o fato de que o animal não precisa de um parceiro para se reproduzir: as fêmeas do escorpião amarelo se reproduzem gerando outras fêmeas idênticas, sem precisar de fecundação, o que levantou o risco de o animal, mesmo sozinho, se proliferar em São Mateus do Sul. A Vigilância Sanitária destacou que equipes do município realizaram vistorias, mas nenhum outro escorpião foi encontrado.
Como o animal não é típico da região, a principal hipótese é que ele tenha sido trazido junto a alguma carga que chegou ao município. As autoridades orientam a população a acionar a Vigilância Sanitária no telefone (42) 3912-7078 caso encontrem qualquer animal peçonhento. O exemplar precisa ser capturado e enviado à Regional de Saúde de União da Vitória para análises.