em

Eric Tobera, de Telêmaco, termina Paralimpíadas como 6° do mundo

Foto: Divulgação

O nadador de Telêmaco Borba, Eric Tobera, encerrou nesta quinta-feira (2) a participação nas Paralimpíadas. O representante dos Campos Gerais avançou à final dos 50 metros nado livre S4, prova em que é o recordista brasileiro. Na decisão entre os melhores do mundo, Eric fechou na sexta colocação.

O paratleta, que tinha avançado com oitavo tempo, nadou na final para 41s46. O vencedor foi o israelense Ami Dadaon, com 37s21. Takayuki Suzuki, do Japão, ficou com a prata ao registrar 37s70, e Luigi Beggiato, da Itália, completou o pódio com 38s12. A prova de 50 metros é a mais rápida da natação e mostra a explosão dos nadadores em curta distância.

“Sensação indescritível o que vivi aqui. Jogos Paralímpicos de Tokyo 2020, apenas gratidão. Obrigado a todos pela torcida, pelo carinho e todo apoio. Próxima parada: Paris 2024”, escreveu o nadador nas redes sociais após a disputa.

‘Tobe’, como é carinhosamente chamado, volta de Tóquio com uma medalha de bronze, conquistada no revezamento 4X50m livre misto – 20 pontos. Ele participou das classificatórias da prova e recebeu a medalha do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Improviso

Eric Tobera, que nasceu prematuro aos seis meses de gestação e teve paralisia cerebral, começou na natação com incentivo da família de Telêmaco Borba. Conheceu o atual técnico, Rui Menslin, que o convidou a treinar natação em Curitiba.

Na pandemia, com os locais fechados para treinos, Tobe e o treinador improvisaram uma piscina de 5 metros de comprimento por 2 metros de largura – com menos de 2 metros de profundidade – em uma chácara no interior do estado. Foi assim que se preparou para os Jogos.

Quadro de medalhas

O Brasil voltou a ultrapassar a Holanda na classificação geral das Paralimpíadas. Em sexto lugar, os brasileiros fecharam esta quinta-feira com 54 medalhas (19 ouros, 13 pratas e 22 bronzes). A liderança é da China, seguida por Grã-Bretanha, Rússia, Estados Unidos e Ucrânia.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.