em

Confira horário de funcionamento dos parques estaduais durante a Páscoa

Foto: Alessandro Vieira

O Paraná é o lugar certo para quem deseja celebrar a Páscoa em meio à natureza. São 25 Unidades de Conservação (Ucs) à disposição dos visitantes, abertas durante todo o feriado prolongado, entre a sexta-feira (29) e o domingo (31), com horário de funcionamento normal, variando de acordo com o complexo ambiental. A agenda pode ser consultada no site do Instituto Água e Terra (IAT), órgão responsável pela administração dos parques estaduais.

Há parques estaduais para diferentes gostos. Locais com espaço para camping, como o Parque Estadual Pico do Marumbi, entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral do Estado; com cachoeiras, como o Salto São Francisco, entre Guarapuava, Prudentópolis e Turvo, na região Central do Paraná; ou preparado para a prática de esportes mais radicais, como o Guartelá, em Tibagi, ou o Vale do Codó, em Jaguariaíva, nos Campos Gerais.

O Governo do Paraná administra atualmente 72 Unidades de Conservação catalogadas pelo IAT, das quais 28 podem receber visitantes. Três espaços, contudo, estão fechados temporariamente para reformas e adequações: Ilha das Cobras (Paranaguá), Parques Estaduais do Pau Oco (Morretes) e dos Godoy (Londrina).

Esse maciço verde compreende 26.250,42 km² de áreas protegidas por legislação. Elas são formadas por ecossistemas livres de uso sustentável de parte dos seus recursos naturais, como os parques abertos à visitação pública que não podem sofrer interferência humana.

Áreas de proteção que são divididas em UCs Estaduais de Uso Sustentável (10.470,74 km²); UCs Estaduais de Proteção Integral (756,44 km²); Áreas Especiais de Uso Regulamentado (152,25 km²) e Áreas Especiais e Interesse Turístico (670,35 km²).

O cenário se completa com as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), cuja extensão abrange 553,83 km²; terras indígenas, com 846,87 km²; Unidades Federais, de 8.840,39 km², e Unidades Municipais (3.959,55 km²).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.