em

Confira 7 animais ameaçados de extinção nos Campos Gerais e outras regiões

Informações são do Livro Vermelho do Instituto Chico Mendes

O município de Ponta Grossa dos Campos Gerais faz parte de um dos biomais com maior diversidade de fauna e flora: o bioma da Mata Atlântico. Porém, de acordo com informações do Livro Vermelho do Instituto Chico Mendes de 2018, esta unidade biológica é a que apresenta maior número de espécies ameaçadas no país, tanto em números absolutos quanto em proporcionais à riqueza dos biomas. Do total de espécies ameaçadas do Brasil, 50,5% se encontram na Mata Atlântica, sendo que 38,5% são originários desse bioma.

Confira algumas da espécies ameaçadas de extinção:

1 – Tamanduá-Bandeira

Os tamanduás-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) não poessuem dentes, mas têm longas línguas para capturar formigas e cupins. O animal pode ser encontrado em toda a América do Sul, mas sua população está ameaçada principalmente porque seus habitats são destruídos por atividades humanas.

2 – Tatu-Canastra

O tatu-canastra (Priodontes maximus) pode ser considerado um gigante, se medir da cauda até o focinho seu comprimento pode chegar a um metro e meio, o peso pode chegar a 50kg. O animal se distribui por toda a América do Sul, mas, apesar do seu tamanho, é difícil encontra-lo. Isso aconteceu pois está ameaçado pela perda de seus hábitats naturais e pela caça.

3 – Anta

A anta (Tapirus terrestris) é o maior mamífero terrestre do Brasil. O animal pode chegar a pesar 300kg e ter dois metros de comprimento. Possui uma dieta frugívora e gosta de áreas abertas ou florestas próximas a cursos d’água. O principal motivo para estar ameaçada de extinção é a perda de habitat e, principalmente, a caça excessiva.

4 – Queixada

O queixada (Tayassu pecari) é um mamífero comedor de frutos e habita florestas Neotropicais. Essa espécie gosta de viver em grupos numerosos, entre 50 e 300 indivíduos, e, portanto, o impacto nos habitas florestais pode ser preocupante. Outro fator que ameaça sua sobrevivência é a caça.

5 – Macaco-prego

SONY DSC

O macaco-prego (Sapajus cay) ocorre geograficamente em quase toda a América do Sul. São conhecidos por sua inteligência e habilidade de criar ferramentas para atingir seus objetivos, como abrir algum alimento mais duro e se associar com outros animais para afugentar predadores. A espécie sofre com a perda e fragmentação de seu habitat natural e é uma grande vítima do tráfico de animais.

6 – Onça-pintada

A onça-pintada (Panthera onca) é o maior felino do continente americano, podendo chegar a 135 kg. O animal é conhecido por sua pelagem amarelo-dourado com pintas pretas. No Brasil ela já praticamente desapareceu da maior parte das regiões nordeste, sudeste e sul. A destruição de habitats aliada à caça predatória são as principais ameaças à espécie.

7 – Rato-do-chão

O rato-do-chão (Thalpomys cerradensis) é um roedor encontrado no Brasil e na Argentina. Seu habitat são as florestas. É considerado um animal raro e seus hábitos não são muito conhecidos, mas sabe-se que passam a maior parte do dia escondido, saindo apenas a noite. O desmatamento da Mata Atlântica é o que mais ameaça esses roedores.

Para saber sobre espécies que estão extintas no Brasil, clique aqui.

Naiâne Jagnow é estudante do último ano de Jornalismo da Unisecal e estagiária regulamentada do Diário dos Campos. Este conteúdo foi produzido sob a supervisão do editor-chefe Walter Téle Menechino.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.