em

Circulação de mercadorias e serviços na região cresce 3,5 vezes mais que a do PR

Foto: Arquivo DC

Os municípios próximos à Ponta Grossa têm registrado uma recuperação econômica mais rápida que a média estadual. No último mês, por exemplo, a circulação de mercadorias e serviços na região foi 8,39% maior que a de setembro de 2019; no mesmo período, o incremento do Paraná foi 3,5 vezes menor, de apenas 2,39%. Os dados são referentes à arrecadação do tributo que incide sobre essa atividade (ICMS) e foram repassados à reportagem do Diário dos Campos pela delegada regional da Receita Estadual, Audrey Grubba.

Considerando o acumulado do ano, o total ainda é menor que o dos nove primeiros meses do ano passado, mas novamente a região contemplada na delegacia regional d e Ponta Grossa obteve um desempenho melhor que o total estadual: localmente a queda é de -2,63% em 2020, versus -3,86% em todo o Paraná.

Mês a mês

Uma tendência verificada tanto na região quanto no estado é que setembro interrompeu o crescimento da arrecadação de ICMS que vinha acontecendo ininterruptamente desde maio: Ponta Grossa e as cidades do entorno diminuíram, de agosto a setembro, 4,5% do total pago pelo que incide sobre a circulação de mercadorias e serviços.

Umas das possibilidades que motivariam essa queda de agosto para setembro é que já no início da pandemia foi permitida a prorrogação do pagamento do ICMS a empresas pertencentes ao Simples Nacional como forma de tentar amenizar as perdas provocadas pelas medidas de combate à contaminação da covid-19.

Os pagamentos referentes a março foram prorrogados até junho, os de abril até julho e os de maio até agosto – ou seja, é a partir deste mês que apenas as atividades recentes foram tributadas dentro do prazo correto, porém, as empresas agraciadas com a prorrogação representam uma parcela pequena dentro da arrecadação total, de 2,62% em janeiro e 1,87% em fevereiro, por exemplo, citando os meses pré-pandemia.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.