em

Castro inicia hoje testagem de 12 mil pessoas

Castro, município dos Campos Gerais, inicia hoje (21) a aplicação de testes covid-19 em boa parte da população. Segundo a secretária municipal de Saúde, Maria Lídia Kravutchke, nesta terça-feira serão testados profissionais da Saúde e servidores do Paço Municipal. Na quarta-feira (22), o trabalho será levado para o Jardim Bela Vista. 

Pelo Poder Público serão aplicados 12 mil testes, em todos os servidores municipais e em cerca de 50% das residências da cidade – sendo testado um morador de cada uma das residências – além da testagem realizada por empresas que aderirem à iniciativa. A população estimada de Castro, segundo o governo do Estado, chega a 71,1 mil habitantes, o que significa que quase 17% da população será testada.

O trabalho de testagem rápida será realizado por empresa vencedora de processo licitatório, sob a fiscalização da secretaria e do Conselho Municipal de Saúde e as abordagens nas residências serão realizadas através de um mapeamento por região, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde. Segundo a secretária, agentes comunitários de saúde que atendem as áreas em que os testes serão aplicados acompanharão os profissionais, fazendo o elo entre empresa que prestará o serviço e a população. 

Os testes rápidos avaliarão se as amostras de sangue são reagentes aos anticorpos IgM e IgG. O IgG positivo, explica Maria Lídia, mostra que a pessoa teve infecção anterior, já superou o período de transmissão e produziu anticorpos. O IgM positivo, por outro lado, mostra que a pessoa ainda está infectada. “Nestes casos, vamos fazer também o teste [RT]-PCR, [recomendar] o isolamento das famílias e monitorar através da equipe de Estratégia de Saúde da Família que atende na região”, explica. 

A secretária de Saúde afirma que a testagem de um grande número da população vai apresentar perfil epidemiológico mais fiel em relação ao número de infectados. “Sabemos que vai aumentar bastante o número de casos com a realização da testagem. Por isso, o monitoramento será bastante rigoroso e importante para acompanhar o quadro de saúde do paciente para que ele não se torne grave e precise de internamento”. 

A expectativa é que os resultados finais e tabulados sejam apresentados em período aproximado de 15 dias.

Vazio sanitário 
Para preparar a população para a testagem, a Prefeitura de Castro estabeleceu o endurecimento das ações restritivas de combate à covid-19. Chamado de vazio sanitário, a medida iniciou à zero hora de sexta-feira (17) e seguiu até 23h59 desta segunda-feira (20). “A medida foi bastante positiva, porque a população entendeu o seu propósito e assim tivemos um período bem tranquilo”, avalia a secretária.

Terminado o vazio sanitário, volta a valer decreto anterior, que impõe algumas medidas restritivas, porém com mais flexibilização do que foi imposto nos últimos quatro dias. 
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.