em

Artigo Laboratório Prado: Nutrição e desempenho reprodutivo no IATF

A eficiência reprodutiva é fator fundamental para melhorar o desempenho do sistema de produção de bovinos e para alavancar a lucratividade das propriedades. Nos últimos anos, os produtores têm se atentado mais para os fatores de gestão que influenciam o desempenho reprodutivo, incluindo o uso de tecnologias de reprodução bovina como o IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo).

O IATF – programa que induz a ovulação e a sincronização do cio por meio de protocolos hormonais – soluciona um dos grandes desafios na reprodução, que é saber o momento exato em que uma vaca entra no cio e a condição ideal para esse animal ser inseminado, a fim de atingir a melhor taxa possível de concepção.

Percebemos um aumento significativo no uso do IATF pelos pecuaristas e, consequentemente, lotes de desmamas mais homogêneos e taxas reprodutivas maiores em nossos plantéis.

Além de um bom protocolo, os produtores precisam estar atentos aos fatores que podem influenciar os resultados do IATF, entre eles a nutrição.

Para maximizar os resultados positivos do IATF, o Laboratório Prado desenvolveu a linha Nutrição Prado IATF, exclusiva para as fêmeas submetidas ao período de protocolo de IATF.

Os resultados obtidos com o uso da linha Nutrição Prado IATF comprovaram um acréscimo de 5 a 8% na taxa de prenhez por protocolo, em cinco propriedades no estado do Paraná.

Os trabalhos foram realizados em quatro fazendas das regiões norte e noroeste do estado, com animais da raça nelore e uma no centro sul com animais da raça angus. O experimento foi conduzido em dois lotes de animais: um com o produto Prado e outro para controle; utilizando as mesmas práticas de manejo, dieta e protocolos, separados apenas para a suplementação do produto.

Os resultados foram comprovados após ultrassonografia, confirmando o aumento na taxa de prenhez dos animais suplementados com a Nutrição Prado IATF.

Além do retorno financeiro esperado pela maior taxa de prenhez, o produtor teve um ganho extra com as reduções das despesas do manejo, dos insumos (sêmen, hormônios) e dos serviços técnicos. como inseminação e ultrassonografia.

É importante ressaltar que o desempenho reprodutivo é resultado da ação conjunta de vários fatores, como a sanidade dos animais, a mão de obra envolvida, a execução do IATF e as práticas de manejo às quais os animais são submetidos ao longo do ano.

As três diferentes apresentações da Linha de Nutrição Prado IATF, possibilitam o seu uso em todos os tipos de propriedade:

  • Miner Plus IATF – suplemento mineral aditivado com o concentrado IATF Prado, pronto para ser levado ao cocho.

  • Bionúcleo IATF – ideal para propriedades que fazem uso de suplementos de alto consumo, ou que misturam o suplemento mineral proteico energético na fazenda.

  • Concentrado IATF – aditivo para mistura na dieta tradicional de sua fazenda durante o período do protocolo.

A linha Nutrição Prado IATF garante um melhor retorno nos investimentos realizados na prática da Inseminação Artificial em Tempo Fixo, uma tecnologia de alto impacto na rentabilidade da atividade pecuária.

 

Mario Blageski

Médico Veterinário

Pós-graduação em Reprodução e Produção de Bovinos

Supervisor Técnico do Laboratório Prado

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.