em

Após 16 anos, Curiúva volta a ter disputa entre três nomes

PSD, PT e PSB concorrem à Prefeitura

Professora Ana Maria (PT), Nato Moura (PSD) e Marlene Tobias (PSB)

Os 10.468 eleitores de Curiúva vão escolher entre três candidatos no dia 15 de novembro – algo que não acontecia desde as eleições de 2004, quando Márcio Mainardes (PSL) venceu a disputa. Agora, o município dos Campos Gerais, que fica a 170 quilômetros de Ponta Grossa, tem as seguintes alternativas: reeleger Nato Moura (PSD), ser governado novamente pelo PT, da candidata Professora Ana Maria, ou escolher Marlene Tobias, do PSB.

Nato Moura (PSD)

Nato Moura está no partido do governador Ratinho Júnior e está na coligação “Curiúva: trabalho, honestidade e progresso” ao lado de PSC e Podemos. O empresário é natural de Ibaiti, tem 54 anos de idade e governa a cidade desde 2017.

Naquela eleição, Nata Nael Moura dos Santos derrotou Professor Laertes, do PSB, por apenas 562 votos. Ele obteve 53,46% dos votos válidos. Um fato curioso sobre Moura é que ele já foi vereador de outra cidade. Entre 2005 e 2008 ocupou uma das cadeiras do Legislativo de Figueira, que está a apenas 25 quilômetros de Curiúva.

Nato tem como vice Luiz Vantuil Ajuz, de 57 anos. ‘Tuil Ajuz’ – como é conhecido – também é empresário, nasceu em Curiúva e já ocupa o cargo de vice-prefeito no município.

Professora Ana Maria (PT)

Quem tenta retomar o comando do Executivo em Curiúva é o Partido dos Trabalhadores. O PT esteve no poder na gestão 2013-2016, com Amadeu Bicudo, que chegou a ser pré-candidato pelo PROS em 2020.

A candidata que está à frente da chapa ‘pura’ do PT é Ana Maria Siqueira. Ela carrega o nome de urna Professora Ana Maria. Nascida na própria Curiúva, a professora é servidora pública aposentada e tem 52 anos de idade. De acordo com dados do TSE, foi candidata a vereadora em 2004 pelo PT, mas não obteve votação suficiente para se eleger naquela oportunidade.

O vice é o aposentado Alberto Ferreira da Silva, de 73 anos. Assim como Ana Maria, ele tentou o poder legislativo há 16 anos, mas ficou de fora da Câmara Municipal.

Marlene Tobias (PSB)

Outro partido que volta à disputa é o PSB – derrotado em Curiúva há quatro anos. A dona de casa e vereadora Marlene Vander Brock, que aparece na urna como ‘Marlene Tobias’, é a candidata à Prefeitura.

Em 2004, ela foi uma das vereadoras mais votadas da cidade, com 344 votos válidos. Doze anos depois, voltou a conquistar número expressivo pelo Legislativo. Marlene, que tem atualmente 41 anos, conseguiu 528 votos e terminou como terceiro parlamentar na disputa, reconquistando uma cadeira.

Logo atrás dela na eleição de 2016 ficou Valdinei Carneiro Silva, o ‘Polaco’. A dupla de vereadores faz ‘dobradinha’ no pleito de 15 de novembro. Polaco nasceu em Telêmaco Borba, tem 47 anos e ocupa a função de produtor agropecuário.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.