em

364 cidades do Paraná poderão receber novo subsídio para moradias

(foto: Cohapar/divulgação)

O ministro das Cidades, Jader Filho, anunciou nesta quinta-feira (23), o lançamento de convênios com as prefeituras de cidades com menos de 50 mil habitantes para a contratação direta de unidades habitacionais. A nova modalidade será viabilizada com recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS).

A medida é adicional ao Minha Casa, Minha Vida, exclusiva para municípios pequenos, que possibilitará a execução das obras pelas prefeituras, por meio de convênio com o governo federal.

No Paraná, 364 municípios se enquadram neste novo anúncio. De acordo com os dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 364 cidades do Paraná tem menos de 50 mil habitantes.

Avanço do programa

O ministro fez um balanço da retomada do programa Minha Casa, Minha Vida, em 2023. Segundo Jader Filho, ao longo de 1 ano e 5 meses o programa habitacional selecionou mais 302 mil moradias para financiamento com taxas reduzidas ou subsídios.

O ministro destacou que essas contratações foram responsáveis por garantir mais de 3 milhões de empregos diretos e indiretos nas cidades. E em setembro, segundo o ministro, o governo espera alcançar a marca de 1 milhão de unidades habitacionais contratadas, e ultrapassar 2 milhões de moradias nas linhas de financiamento e subsidiadas até 2026.

Leia mais: Saiba se você tem direito a pagar mais barato na tarifa de água

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.