Às vezes, algo passa pela nossa timeline, nos faz rir, seguir, compartilhar. Mas, tem tanta coisa rolando na internet, que fica difícil se ater a uma delas. Ainda assim, merece destaque o músico David Scott. Ele se tornou mais conhecido pelo projeto “The Kiffness”, que conquistou milhões de seguidores nas redes sociais, apenas por fazer gatos cantarem. E ele faz isso sem qualquer tipo de crueldade com os animaizinhos. Na verdade, é justamente o contrário. Confira alguns desses trabalhos nesta matéria:
A canção “I go meow” acaba ganhando um tom de compreensão com os pets que têm dificuldade em entender quem são, estando presos dentro da casa de seus tutores. O hit “Sometimes I’m Alone” aborda a questão dos gatos que precisam se conformar com a ideia de que às vezes têm a companhia de seus tutores, e às vezes não.
Bom, essa é uma interpretação, e aí está a sacada do compositor. David Scott cria melodias simples e singelas a partir do miado dos gatos, atribuindo aos pets sentimentos, a partir de vídeos curtos. Ao fazer isso, The Kiffness vai ao encontro de milhões de tutores de animais que reconhecem, nessas músicas, as rotinas de seus próprios pets.
David Scott e o projeto The Kiffness
Em sua página oficial, The Kiffness (David Scott) informa ser um artista da África do Sul. Ele ficou especialmente conhecido por suas colaborações com pessoas e animais ao redor do mundo. O projeto foi fundado em 2011, mas ganhou destaque na internet em 2020, durante a pandemia.
Trajetória
De origem humilde, David Scott nasceu em 11 de fevereiro de 1988. Em 2011, David começou a tocar músicas que ele havia feito em seu quarto em pequenos bares na Cidade do Cabo e na Baía de Plettenberg com seu irmão Mike. Inspirado pela banda eletrônica Goldfish, David fundiu teclado e trompete ao vivo com faixas eletrônicas e seu irmão tocou bateria eletrônica ao vivo.
O projeto começou a progredir em 2014, quando a música de David começou a tocar nas estações de rádio nacionais da África do Sul e o projeto expandiu seus membros, incluindo Mathew Gold nos vocais, Mvelo Shandu no baixo e Raiven Hansmann & Clem Carr nos teclados e sax. Entre esses membros, a banda fez extensas turnês na África do Sul e no exterior.
No YouTube
Quando a pandemia atingiu em 2020, David voltou seus esforços para o YouTube, onde começou a cantar paródias sobre o Coronavírus. Essas paródias abriram David para um público on-line internacional muito maior, e seu canal no YouTube começou a crescer. Depois de fazer muitas paródias, David começou a experimentar “internet collabs”, onde pegava vídeos interessantes na internet e começava a remixá-los. Esses vídeos se tornaram um grande sucesso. Em 2022 ele começou a turnê de seu novo show ao vivo “internet collab”, com uma turnê esgotada na Alemanha em novembro de 2022. Tem shows programados para julho a outubro deste ano, em diversos na Alemanha e Espanha.
Expansão
No YouTube, David Scott tem 2,54 milhões de inscritos e 218 vídeos. No Instagram são 1,2 milhão de seguidores, no Facebook são 3,6 milhões. O projeto tem 1,2 milhão no no Spotify e 1,4 milhão no TiTok. Em uma loja oficial, a mensagem “I go meow” se tornou estampa em camisetas, canecas e moletons, remetendo imediatamente à música que gruda na mente dos pobres desavisados que assistiram ao vídeo.