Cidades com o mesmo nome não são um evento raro. No Brasil existem, pelo menos, cinco cidades com nome de ‘Bom Jesus’, quatro com nome de ‘Planalto’ e tantas outras com nomes de santos padroeiros. Ponta Grossa, no entanto, é um nome mais peculiar. Isso não impediu, porém, que a cidade tenha uma homônima em outro país: Grosse Pointe, Michigan, Estados Unidos.
Leia também: Vídeo: estudante de psicologia suspeito de estupro contra mais de 300 crianças é preso
Ponta Grossa X Grosse Pointe
As origens dos nomes, inclusive, são parecidas e tem motivação geográfica. Se a “Princesa dos Campos” se originou do Capão da Ponta Grossa (colina que servia de referência para a chegada dos tropeiros ao povoado), Grosse Pointe tem um significado parecido em francês e se refere a uma larga e plana ponta de terra que culmina no farol de Windmill Pointe, segundo a Sociedade Histórica de Grosse Pointe.
Terras férteis
Ambas as cidades também se emanciparam no Século XIX. Ponta Grossa em 1823 e Grosse Pointe anos depois, em 1893, embora a colonização do local tenha começado nos anos 1700. Outra semelhança é o histórico de serem cidades de origem e desenvolvimento voltado à agricultura. Algumas das famílias pioneiras da cidade dos EUA possuem propriedades no mesmo local há mais de um século.
Inverno caprichado
Podemos dizer que faz frio em ambas as cidades. Porém, Grosse Pointe ‘capricha’ no inverno: as temperaturas mínimas de janeiro (inverno do Hemisfério Norte) ficam em torno de – 8º C e as máximas não passam de 0º C, um clima típico do Norte dos Estados Unidos. Em Ponta Grossa, por outro lado, com clima pluvial temperado, ficamos entre -3º C e 18 ºC ou mais.
População
As semelhanças se encerram por aí. Se Ponta Grossa é uma cidade média em sólido crescimento econômico, Grosse Pointe se firmou como uma cidade pequena e suburbana, tendo cerca de 5.600 pessoas, segundo o Censo dos EUA. Apesar da pouca população, a cidade é bem conectada e está no Condado de Wayne, que integra grandes centros como Detroit, que tem mais de 630 mil pessoas.
Esportes
Outra diferença significativa está nos esportes. Se em Ponta Grossa as pessoas lotam o Germano Krüger para assistir ao Operário, em Grosse Pointe uma das equipes mais populares é o Grosse Pointe South High School, um time colegial de baseball. Os ‘pointes’ (gentílico de quem nasce na cidade) também são adeptos de esportes aquáticos, haja vista que a cidade é banhada pelo grande Lago Saint Clair, na divisa com o Canadá.
Nome ao contrário
Após encontrar uma cidade homônima a Ponta Grossa, não seria surpreendente encontrar uma ‘Ponta Fina’? Pois nós achamos, ou quase. A capital econômica da região dos Açores, em Portugal, é chamada Ponta Delgada (sinônimo de fina). O município é uma linda cidade litorânea e turística com cerca de 46 mil pessoas.