em

Três cursos da UEPG obtêm conceito máximo no Enade 2016

Três cursos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) receberam o conceito ‘5’ no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – Enade 2016, cujos resultados foram publicados em Diário Oficial e divulgados, nesta sexta-feira (1º), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação. Receberam o conceito máximo os cursos de Agronomia, Farmácia e Odontologia. A UEPG registra ainda o desempenho dos cursos de Zootecnia, Enfermagem, Educação Física (bacharelado) e Medicina, que obtiveram o conceito ‘4’; e Serviço Social, que teve conceito ‘3’.

As provas do Enade 2016 foram aplicadas em 20 de novembro. Da UEPG, participaram 690 alunos, sendo 114 são de Agronomia (54 concluintes/60 ingressantes); 82 de Educação Física (31 concluintes/51 ingressantes); 70 de Enfermagem (28 formandos/45 ingressantes); 87 de Farmácia (42 formandos/45 ingressantes); 76 de Medicina (38 formandos/38 ingressantes); 116 de Odontologia (55 concluintes/61 ingressantes); 83 de Serviço Social (37 concluintes/46 ingressantes); e 62 de Zootecnia (17 concluintes/45 ingressantes). Em todo o país, participaram 195.757 estudantes (de 216.064 inscritos).

 

Divulgação
Agronomia, Farmáciqa e Odontologia foram destaque

 

Neste ano, o Inep divulgou, de forma separada, o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado – IDD, como um índice de qualidade, uma vez que anteriormente era apresentado apenas como um componente do Conceito Preliminar de Curso (CPC). No IDD, apenas o curso de Zootecnia da UEPG obteve o conceito ‘5’; Agronomia, Odontologia, Enfermagem e Medicina, tiveram IDD ‘4’; Farmácia e Educação Física (bacharelado), IDD ‘3’; e Serviço Social, IDD ‘1’.

Outra novidade na divulgação dos indicadores, que passa ser dividia em duas etapas, é a antecipação da disponibilidade dos dados, precedendo à próxima edição do Enade. Antigamente essa divulgação só ocorria após a realização do exame. Neste ano, o Enade terá provas em 26 de novembro. Da UEPG, participarão os cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Software; Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras-Português, Matemática; Química e licenciaturas em Artes Visuais, Educação Física, Letras-Português e Espanhol, Letras-Português e Inglês, Música e Pedagogia.

Conceito Enade

Esse Indicador de Qualidade avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade, na parte de Formação Geral (FG), calcula também o desempenho dos estudantes concluintes na parte de Componente Específico (CE) e o total de estudantes concluintes que participaram do Enade. Para divulgação desse cálculo é necessário que pelo menos os cursos tenham dois estudantes concluintes e participantes do exame. O Curso que não tiver essa quantidade fica “Sem Conceito (SC)”. Esse indicador também mantém relação direta com o Ciclo Avaliativo do Enade, sendo os cursos avaliados segundo as áreas de avaliação a ele vinculadas.

Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD) – O IDD é calculado desde a primeira edição do Enade, em 2004. Até 2013, o indicador era calculado diretamente no nível de agregação por curso, por causa da impossibilidade de se comparar os desempenhos esperados e os observados de cada estudante participante no Enade, como também no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com base nos resultados a partir do número de CPF do estudante. Desde 2014, o IDD é calculado primeiramente por indivíduo e, posteriormente, no nível de agregação por curso. Isso porque hoje é possível comparar medidas de desempenho do mesmo estudante no ingresso e na conclusão do curso de graduação avaliado. Desde 2007, o IDD é utilizado também como componente do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e segue as mesmas faixas do Conceito Enade.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.