em

Série ensina matemática sem que as crianças percebam

Dinossauros, monstros, experiências científicas e crianças que se transformam em objetos dão o tom de fantasia e entretenimento de Esquadrão Bizarro, no ar no Gloob. E, por trás de tudo isso, os criadores da atração incluem lições de matemática que resolvem todos os problemas malucos e ajudam as crianças a aprender sem perceber. Tem dado certo: sucesso internacional, Esquadrão Bizarro já tem dez prêmios Emmy no currículo.

Produzida no Canadá, Esquadrão Bizarro vai ao ar na rede norte-americana PBS Kids desde 2014 e já tem duas temporadas e 65 episódios. Todos estão disponíveis, sem custo adicional, no Now, plataforma de vídeo sob demanda das operadoras Net e Claro TV.

A produção é voltada para crianças de cinco a oito anos. A série mostra o dia a dia de agentes secretos que precisam lidar com casos bizarros, como de dragões que fugiram de um livro e ficam soltando fogo descontroladamente e de um vilão que transforma pessoas em fantoches. As questões sempre são resolvidas com contas matemáticas, geometria e uso de lógica, com divisão e frações, por exemplo. Só no final de cada episódio um dos agentes explica todo o raciocínio utilizado.

"Nós fazemos um enorme trabalho com pais e educadores para identificar as áreas de aprendizagem que mais precisam de reforço. Descobrimos que matemática e ciência são as matérias em que os alunos têm mais dificuldade", explicou Lesli Rotenberg, supervisora geral de programação infantil da PBS, em entrevista ao jornal New York Daily News. "Então o que nós realmente estamos fazendo, sem que a maioria dos pequenos telespectadores perceba, é ajudar no ensino de conceitos matemáticos", complementou.

Favorita

Queridinha do Emmy Há três anos no ar, Esquadrão Bizarro é sempre favorita no Daytime Emmy Awards, cerimônia que premia o melhor conteúdo televisivo exibido durante o dia nos Estados Unidos. A atração já teve 21 indicações e ganhou dez troféus na divisão de séries infantis, como melhor roteiro, direção, figurino, maquiagem e melhor ator, com Isaac Kragten.

A produção é voltada para crianças de cinco e oito anos

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.