em

Proerd forma mais de mil alunos da rede municipal de PG

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) realizou a primeira formatura de 2018 na manhã de hoje (05). Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, o programa foi aplicado em 27 escolas da rede municipal de ensino e formou 1.139 alunos. A formatura faz parte da programação do 'Junho Branco', que terá vários eventos como parte da conscientização e prevenção do uso de drogas.

Equipes da Polícia Militar realizaram 10 encontros com as turmas do 5° ano das escolas para apresentar situações onde as crianças deverão tomar escolhas. "Nós mostramos as alternativas saudáveis. Os caminhos que não devem ser seguidos também. A violência está presente na sociedade e eles precisam saber que podem contar com a Polícia Militar e também que devem fazer as próprias escolhas", conta o Capitão Saulo.

O programa consiste em atividades educacionais em sala de aula, onde o policial militar devidamente capacitado, apresenta para as criançasmaneiras para tornarem-se bons cidadãos, resistir à oferta de drogas e ao apelo da violência. O Proerd existe desde 2001 em Ponta Grossa e mais de 120 mil alunos já foram formados pelo programa, entre estudantes da rede municipal de ensino e escolas particulares.

O presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Comad), Claudimar Barbosa da Silva, explica que esse método aplicado nas escolas é fundamental para a educação das crianças. "Entendemos que na educação primária é importante se falar do que acontece nas ruas, como as drogas e violência. O tema deve ser debatido para evitarmos que esses alunos se aproximem disso", esclarece.

Na formatura todos os alunos receberam um certificado de conclusão do Programa. Além disso, um estudante de cada escola foi escolhido como destaque do concurso de redações do que aprenderam durante os encontros do Proerd.

Conferência

Entre os eventos do 'Junho Branco' está programada a II Conferência  Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas que ocorre no dia 29 de junho. Silva explica que durante a conferência serão eleitos o presidente e vice-presidente do Comad e também serão apresentados os 28 novos conselheiros. O tema esse ano das palestras será 'dependência e expressão da violência'. A conferência é aberta para toda a comunidade. Além das palestras, serão discutidas as políticas públicas de combate às drogas e o que pode ser feito no município.

Ao todo 1139 alunos se formaram e receberam certificados (Foto: José Aldinan)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.