em

Prefeitura de PG auxilia fumantes a largarem o cigarro

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa iniciou, na tarde desta terça-feira (11), o Projeto “Respire Saúde”. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde, por meio Núcleo de Atenção à Saúde da Família (Nasf). O Projeto oferece uma série de atividades especialmente direcionadas a pessoas que queiram largar o vício do cigarro.

De acordo com o Secretário Adjunto de Gestão em Saúde, Robson Xavier da Silva, inicialmente foram formadas três turmas, cada uma com cerca de 15 pessoas. Mas há perspectiva de ampliação. “Esse é um projeto piloto. As atividades contam com a participação dos profissionais que compõem o Nasf, e que incluem nutricionistas, fisioterapeutas e educadores físicos. Num primeiro momento, as turmas se reúnem em apenas três Unidades Básicas de Saúde, mas queremos formar outras três”, diz.

A primeira turma, formada por 15 pessoas, se reuniu nesta terça na UBS José Bueno, com moradores do Jardim Jacarandá e região. Haverá outros três encontros nos quais, além de orientações, os participantes terão a avaliação de médico e acesso a medicamentos (adesivos ou comprimidos) quando for o caso.

Com reuniões semanais, o objetivo do Projeto é audacioso: fazer com que o fumante largue o cigarro dentro do prazo de um mês. Aqueles que chegarem ao final do Projeto terão direito a duas consultas com especialistas que farão o acompanhamento individual dos participantes.

No Brasil, estima-se que em torno de 24,6 milhões de pessoas com mais de 15 anos sejam fumantes, 17,2% da população nessa faixa etária. Em média, 200 mil pessoas morrem todo ano por doenças diretamente relacionadas ao fumo, gerando um dos maiores custos arcados atualmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Peterson Strack
Primeira turma se reuniu nessa terça-feira

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.