em

População dos Campos Gerais registra crescimento de 0,75%

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta semana, a estimativa de variação população nos 5.570 municípios brasileiros no período de um ano ano. Entre os destaques obtidos pela pesquisa está o indicativo de que quase um quarto dos municípios (24,7% ou 1.378) tiveram redução populacional. Ponta Grossa, no entanto, registrou um aumento populacional de quase 1% (0,94%) entre 2016 e 2017.

O levantamento apresenta uma curiosidade em relação à região dos Campos Gerais. Entre os 23 municípios localizados na região, 22 tiveram aumento populacional. Em uma média geral, os Campos Gerais tiveram um crescimento de 0,75%, chegando aos 964.911 habitantes, uma inclusão de aproximadamente 7.200 pessoas.

A situação de Ponta Grossa está em sincronia com o que ocorre na maioria dos municípios. O estudo aponta que 53,6% dos municípios tiveram taxas de crescimento populacional inferiores a 1%. No entanto, chama a atenção o caso dos Campos Gerais, onde o percentual de municípios com crescimento populacional corresponde a 95,6%.

Para a professora Augusta Pelinski Raiher, que atua nos departamentos de Economia e Ciências Sociais da Universidade Estadual de Ponta Grossa, o fato de os municípios terem registrado aumento populacional demonstra que existe oferta de oportunidades em negócios e geração de empregos nas cidades da região. A pesquisadora aponta os investimentos do Programa Paraná Competitivo do Governo do Estado e a industrialização como fatores importantes.

“O potencial de geração de empregos está diretamente atrelado à migração e à mão de obra. Quando você tem municípios que receberam grandes investimentos nos últimos anos, como é o caso de Ponta Grossa, ocorre um processo migratório positivo. Não tenho dúvida que podemos traçar um paralelo entre o processo de industrialização e de migração”, diz Augusta.

 

Arquivo DC
Ponta Grossa teve aumento populacional de 0,94%

 

Ortigueira

Augusta Raiher acredita que a redução populacional em Ortigueira, única com retração entre os 23 municípios analisados na reportagem, tem explicação clara. “Ortigueira teve um processo de implantação de fábrica da Klabin que gerou fluxo migratório atrelado à mão de obra. Com o fim dos trabalhos em construção civil, é natural que ocorra um esvaziamento, devido à saída de trabalhadores temporários”, opina a pesquisadora, que analisou o impacto econômico do Programa Paraná Competitivo até 2014 sobre os municípios do Paraná. A região dos Campos Gerais foi uma das mais beneficiadas.

 

Números

Embora Ponta Grossa tenha registrado o maior aumento em número de pessoas, com 3.202 novos habitantes, proporcionalmente o maior aumento ocorreu em Carambeí, que teve um crescimento de 1,56% em sua população.

 

207 milhões

A pesquisa revela, ainda, que a maior parte dos municípios brasileiros (68,3%) tem até 20 mil habitantes e abriga apenas 15,5% da população do país (32,2 milhões de habitantes). O município de São Paulo continua sendo o mais populoso do país, com 12,1 milhões de habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro (6,5 milhões de habitantes), Brasília e Salvador (cerca de 3 milhões de habitantes cada).

Dezessete cidades têm população superior a 1 milhão de pessoas, somando 45,5 milhões de habitantes ou 21,9% da população do Brasil. Serra da Saudade (MG) é o município de menor população, 812 habitantes, seguido de Borá (SP), com 839, e Araguainha (MT), com 931, os únicos no país com menos de mil habitantes em julho deste ano.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.