em

Ponta Grossa é primeira entre maiores cidades a eleger prefeita

Foto: Fábio Matavelli/ DC

Ponta Grossa concluiu o segundo turno das eleições 2020 fazendo história, sendo a primeira cidade a eleger uma mulher para a prefeitura, entre os cinco municípios mais populosos do Paraná. Quando se observa o pleito em Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel, é possível notar que somente Londrina não teve candidata mulher concorrendo à prefeitura.

Antes de Elizabeth Schmidt (PSD), nenhuma outra mulher havia assumido a cadeira de vice-prefeita em Ponta Grossa de maneira efetiva, embora a própria Elizabeth tenha desempenhado a função, de forma interina, por diversas vezes.

Ela sai agora na frente, inclusive, no estado. Cida Borghetti chegou a assumir o Governo do Paraná em 2018, diante da renúncia de Beto Richa. Antes dela, Emília Belinatti assumiu interinamente o governo de Jaime Lerner. Mas o Governo do Paraná nunca teve uma mulher no cargo máximo de comando, imediatamente após as eleições.

Presença no estado

No Paraná, segundo dados disponibilizados pelo TSE em sua página oficial, foram eleitas 39 prefeitas neste ano, o que corresponde a cerca de 6% do total. Também foram eleitas 54 vice-prefeitas. Nas eleições anteriores, em 2016, foram eleitas 30 prefeitas (5,37%) e 52 vice-prefeitas entre os 399 municípios do estado.

Isso indicaria uma tendência de maior presença feminina no comando dos municípios, não fosse o fato de que, em 2012, o número de mulheres eleitas também foi de 39 prefeitas. O estado volta ao patamar, portanto, de oito anos atrás no que se refere a eleição de mulheres no poder executivo.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.