em

PG terá Centro de Triagem para 520 presos provisórios

Lideranças políticas se reuniram, nesta semana, para debater os detalhes para a instalação de um Centro de Triagem de presos, que poderia ter capacidade para 520 presos provisórios em Ponta Grossa. Participaram do encontro o deputado estadual Márcio Pauliki, o secretário municipal de Planejamento Celso Sant’Ana, o diretor da Cadeia Pública Hildebrando de Souza, entre outras autoridades.

O objetivo da criação do Centro seria ampliar o sistema carcerário, reduzindo o problema de superlotação verificada no “Hildebrando”, que está atualmente com mais de 750 detentos. O espaço necessitaria a seleção de uma área de 15 mil metros quadrados, e a intenção é que fosse instalado nas proximidades da Cadeia.

O deputado estadual Márcio Pauliki foi um dos principais articuladores da proposta que, segundo ele, vai ao encontro das prioridades do novo secretário estadual de Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp), Júlio Reis. “Acreditamos que isso dará mais tranquilidade para os cidadãos de bem que vivem à mercê de criminosos que estão soltos por falta de vagas carcerárias”, diz o parlamentar.

Ainda segundo ele, um engenheiro da Sesp já esteve em Ponta Grossa, na última quinta-feira (8), estudando os possíveis locais para a construção do Centro. Um imóvel onde seria o Polo de Confecções do Município poderia ser uma alternativa, mas seria preciso a cessão do uso por parte da Prefeitura. “Estou enviando ofício para o Executivo Municipal, solicitando essa cessão do terreno”, destacou Pauliki.

Contrato

A proposta é que o contrato para a construção do Centro de Triagem seja realizado em caráter de excepcionalidade e de urgência. As celas serão modulares e a construção poderia ficar pronta quatro meses após a definição do terreno. Para o diretor geral do Departamento Penitenciário do Estado (Depen), Luiz Alberto Cartaxo Moura, a conquista será muito importante para Ponta Grossa e região. “Destaco a atuação do deputado Pauliki nesta luta pela segurança pública que irá ampliar nossa capacidade no sistema penitenciário”, afirma o diretor do Depen.

Proposta é que Centro seja construído em terreno anexo à Cadeia Pública (Arquivo DC)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.