em

PG inicia novo período de cursos para atender acidentes em escolas

Foto: Divulgação/CIMSaúde

A Prefeitura de Ponta Grossa informou, nesta quinta-feira (27), que um novo período de treinamento de prevenção de acidentes e primeiros-socorros para funcionários de escolas municipais está em andamento. O treinamento é realizado por meio do programa Saúde na Escola, em parceria da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Municipal de Saúde, com o apoio do projeto SAMU Escola. Ainda nesta sexta-feira (28), será realizada uma simulação de acidente de trânsito próximo a uma escola como parte do aprendizado.

Leia mais: Suspeito de tentar tirar arma de policial acaba morto em PG

A informação faz parte da resposta da Prefeitura à reportagem do portal DCmais e jornal Diário dos Campos por conta da Lei 14.815 – que dispõe sobre a implantação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes Escolares (CIPA-Escolar) -, discutida na sessão da Câmara de Vereadores desta quarta-feira (26) pela autora da proposta, Joce Canto (PP).

A vereadora trouxe o assunto devido ao caso ocorrido semana passada numa escola municipal, em que um menino se engasgou com alimentos e foi salvo por um policial militar que, naquele momento, realizava uma palestra no local.

A Prefeitura destacou, em nota enviada ao DC, um caso ocorrido em outubro de 2023. “A pedagoga do CMEI Izaura Maia Wolochate, Juliane Aparecida dos Santos Vieira, foi homenageada pelo atendimento que salvou a vida de uma aluna. Juliane usou os conhecimentos adquiridos no Programa Saúde na Escola, onde aprendeu as manobras de desafogamento usadas para socorrer a criança, que havia se engasgado na hora do lanche”.

Juliane Aparecida dos Santos Vieira foi homenageada pelo atendimento que salvou a vida de uma aluna

Lei na Justiça

Joce Canto revelou que a Prefeitura entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra a lei de sua autoria. Sobre isso, o governo informou que “em relação à Lei mencionada, no processo não foi deferida a medida liminar, mas o processo ainda aguarda julgamento no mérito.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.