em

‘Pegaí’ faz balanço positivo de 2017 e traz novidades

Em 2017 o Pegaí Leitura Grátis cresceu e os dados levantados levantados pelo Instituto provam essa evolução. Em relação a 2016, o Pegaí ganhou 10 novas estantes, disponibilizou 57.517 livros a mais que no ano passado, angariou 31 novos voluntários, 35 novos pontos de coleta (e mais de 1.870 cidades com frete cortesia) e restaurou 1832 livros a mais. Além de tudo isso, entre palestras, congressos, capacitações, mutirões e pegadas culturais, foram 40 eventos, 22 a mais que em 2016.

"Nosso crescimento tem base no trabalho realizado, com seriedade e engajamento de todos os voluntários, que não medem esforços para levar boas leituras para nossas estantes, outro ponto importante é o fato das pessoas entenderem que nosso trabalho é para perdurar, e estão entendendo que livros devem circular, eles só fazem sentido se estiverem sendo lidos, nas mãos dos leitores", destaca o coordenador do Instituto Idomar Cerutti.

Ele destaca que, em 2017, através das doações de notas sem CPF da campanha 'Transforme seu cupom em leitura', foi possível publicar 4 títulos, somando mais de 20 mil livros sendo disponibilizados. São eles: Contos e Crônicas do Absurdo, por Rô Mierling; O Pequeno Príncipe, de Saint-Exupéry; Sapo Tonico e Sua Descoberta, por Ale Dossena e Saí da Microsoft Para Mudar o Mundo, por John Wood. Outra obra, 'Cordel do Pegaí', foi impressa artesanalmente no Hospital de Livros dentro da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa.

Para 2018, o objetivo é ampliar a área de atuação, instalando estantes do Pegaí nos bairros de Ponta Grossa e também prospectar cidades de pequeno porte, de até 30 mil habitantes, onde tenham pessoas que queiram abraçar a causa e ajudar a levar leitura para essas localidades.

Novidade

No final de 2017 o Pegaí foi contemplado no edital do Sistema de Compensação de Penas (Siscopen) da Justiça Federal. "Inscrevemos o projeto 'Suporte para o saber', onde solicitamos recursos para a aquisição de 20 estantes tipo biblioteca. Em breve estaremos espalhando mais estantes por aí", comemora Cerutti.

Atualmente o Pegaí conta com mais de 30 estantes espalhadas pela cidade (Foto: José Aldinan)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.