em

Os pensadores… E o seu bolso!

Já dizia o Marquês de Maricá: Os homens geralmente preferem o engano, que os tranquiliza, à incerteza, que os incomoda.

Nada mais realista. Nos investimentos isso é ainda mais visível. As pessoas preferem o engano de um investimento ruim que sorteia um carro por semana a um investimento estruturado em mercado de capitais. O resultado disso é que os bancos ganham fortunas com títulos de capitalização, poupança e etc.

Ganha ainda mais quem compra ações dos bancos. Ações preferenciais do Banco Bradesco (BBDC4), do primeiro pregão de 2009 até o momento, obtiveram valorização próxima a 150%. Isso sem considerar os dividendos, juros sobre capital próprio e toda a distribuição de capital e bônus, aos quais os acionistas têm direito. Já a Caderneta de Poupança do mesmo banco rendeu algo próximo a 40% no mesmo período.

Com relação à comparação sobre investimentos e os rendimentos dos mesmos, temos só uma certeza quanto à forma de trabalho dos bancos: juros, quem conhece ganha, quem desconhece, paga.

Dentro da pífia educação brasileira, o conhecimento de finanças e investimentos é ainda menor. Por isso, em terra de cego, quem tem um olho é rei. E como profetizava Benjamin Franklin nos idos do século XVIII: Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros.

E por falar em conhecimento…

De nada adianta investir em ações sem saber o que se está fazendo. Quanto maior a propaganda sobre a empresa (ainda mais se for estatal/monopolista) na TV e nos meios de comunicação amplos, provavelmente pior será o investimento. Quem não fugiu do habitual e resolveu comprar Petrobras, amarga perdas históricas nos últimos anos. Nessa mesma coluna, há algumas semanas, tratamos da empresa e de sua péssima gestão, fraudulenta e partidária. Dentro desse viés, surgiram novidades, nem tão novas assim… Até o momento em que esse artigo era escrito, as ações preferenciais de Petrobras (PETR4) caíam 10% NO DIA. Sim, 10% só na segunda-feira. Consequência dos consecutivos desmandos, perda de credibilidade e principalmente das duas novas pesquisas eleitorais que indicaram evolução de Dilma Rousseff nas intenções de voto.

Para terminar, usaremos uma frase de um herói da revolução socialista:

O importante não é justificar o erro, mas impedir que ele se repita.

Che Guevara.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.