A Prefeitura de Ponta Grossa deve inaugurar neste mês, oficialmente, as novas instalações da Coordenadoria de Orientação e Defesa do Consumidor de Ponta Grossa (Procon). A nova sede está em funcionamentos desde 2016, no segundo andar do Edifício Guaíra, em frente à sede da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública, à qual o Procon pertence.
No total, foram investidos R$ 237,1 mil em novo mobiliário e equipamentos, com recursos do Funprocon, cuja destinação é exclusiva para equipar o próprio Órgão. A verba é originada a partir das multas aplicadas pelo Procon, e vinha sendo apenas depositada desde sua criação, em 1994.
Até 2014, o saldo da conta era de R$ 256 mil. Em menos de dois anos, evoluiu para R$ 620 mil. Com esses recursos, o Procon saiu de uma sala com quase 20 metros quadrados para um espaço 10 vezes maior. As novas instalações também receberam algumas melhorias, a área de atendimento primário foi equipada com novos computadores, assim como as divisões de apoio processual, administrativo, fiscalização e técnica.
O Procon também adquiriu e colocou em operação uma unidade volante, que atende consumidores em vilas da periferia o Procon Móvel. Para o secretário Ary Lovato, a evolução é visível. A inclusão do Procon Móvel também foi um avanço considerável, com resultados bastante promissores e uma escala de atividades bastante intensa, ao longo desse ano, diz.
Para o coordenador do Órgão, Edgar Hampf, as mudanças no Procon são resultado de um processo. Em 2016, obtivemos um percentual de resolução imediata das solicitações do consumidor na faixa de 80%. E conseguimos reduzir em muito o prazo de tramitação dos processos administrativos. Sabemos, no entanto, que é possível melhorar mais, e estamos trabalhando para isso.
80% – é a taxa de demandas atendidas pelo Procon em menos de 48 horas
R$ 364 mil foi a arrecadação média com aplicação de multas entre 2014 e 2016