em

Mitos e verdades sobre as próteses de silicone

Diversos mitos cercam o universo da colocação de implantes de silicone. Compilamos abaixo alguns fatos e também algumas lendas relacionadas às próteses. Confira!

 

"Implantes mamários duram para sempre." – Mito

Bastante resistentes e produzidos em material altamente tecnológico, os implantes atuais possuem vida útil bastante longa. No entanto, não duram para sempre. Mas qual é, então, o prazo correto para troca? Não existe um prazo fixo estabelecido, e o tempo recomendado de troca varia: quanto mais recentes os implantes, mais eles tendem a ser duráveis. Atualmente, o prazo máximo de troca costuma ser de aproximadamente 20 anos.

 

"Prótese de silicone dá câncer." – Mito

Com a palavra, o Dr. Alexandre Mendonça Munhoz, cirurgião do Hospital Moriah, de São Paulo. "A prótese de silicone não causa câncer de mama. Existem vários estudos epidemiológicos com um número grande de mulheres envolvidas, e mostram que a incidência de câncer de mama em mulheres com e sem o implante de silicone é a mesma, isso já está bem estabelecido. Não existe um fator causal silicone e desenvolvimento de câncer mamário."

 

"Silicone elimina a sensibilidade nos seios" – Mito

Após a colocação da prótese e até alguns poucos meses depois do procedimento pode ser comum a paciente perder parte da sensibilidade das mamas, mas isso deve ser apenas temporário e a recuperação da sensibilidade ocorrerá gradualmente.

 

"A paciente escolhe o tamanho da prótese." – Mito

O tamanho das mamas após a colocação da prótese deve ser escolhido, obviamente, pela paciente. No entanto, o médico é quem vai orientar corretamente em relação às proporções físicas da paciente versus o tamanho do implante, de forma a alcançar o melhor resultado possível dentro do que ela espera, proporcionando conforto e equilíbrio estético.

 

"Só é possível colocar silicone após os 18 anos." – Verdade

As Sociedades Internacionais de Cirurgia Plástica possuem um consenso em relação à idade mínima de 18 anos para a colocação dos implantes de mama. Isso ocorre porque essa é a época da vida em que o tecido mamário chegou à sua maturidade e pode, então, receber intervenções cirúrgicas.

 

"O implante pode sair do lugar." – Verdade

As próteses de silicone podem girar, sair do lugar ou até mesmo sofrer rompimento. Apesar da alta qualidade dos implantes disponíveis no mercado atual, isso pode ocorrer por conta de infecções, falhas da paciente ao seguir as recomendações médicas pós-operatórias, traumas mecânicos, impactos, entre outros incidentes do tipo. Caso ocorra o deslocamento da prótese há a necessidade de uma nova intervenção cirúrgica.

(Foto: reprodução shutterstock.com)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.