em

Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro, diz Paraná Pesquisas

Foto: Agência Reuters/ Arte DC

O ex-presidente Lula e o atual presidente Bolsonaro estão tecnicamente empatados nas intenções de voto e polarizam as eleições em todos os cenários de primeiro turno que os dois estão presentes, conforme simulações da Paraná Pesquisas. O resultado da pesquisa foi divulgado nesta quinta-feira (29).

No entanto, no embate direto entre os dois em eventual segundo turno, a vantagem do ex sobre o atual ampliou. Na pesquisa anterior, em final de junho, havia um empate rigoroso: Lula tinha 40,2% e Bolsonaro 40%. Na sondagem de agora, Lula foi para 43,3% e Bolsonaro para 38,2%. A diferença extrapola a margem de erro, de 2%.

As duas pesquisas também aferiram o potencial eleitoral dos dois pré-candidatos. A principal variação em relação a Bolsonaro é que aumentou o percentual de pessoas que disseram que “não votariam nele para presidente de jeito nenhum”. Foi de 50,4% em junho para 53,3% agora.

Em relação a Lula, a rejeição diminuiu. Na pesquisa de junho, 49,7% responderam que “não votariam nele para presidente de jeito nenhum”. Neste final de julho, o percentual baixou para 46,7%. Diante da pergunta se poderiam votar nele, 25,8% respondem sim. Na pesquisa passada eram 21,6%.

Mais candidatos

No cenário de primeiro turno mais amplo da Paraná Pesquisas, com Lula, Bolsonaro, Datena, Ciro Gomes, João Doria, Mandetta, Simone Tebet e Rodrigo Pacheco, o ex-presidente pelo PT fica com 33,7% das intenções de voto e o atual presidente com 32,7%. Os demais ficam abaixo de 7%.

Com Bolsonaro excluído da cena, Lula leva vantagem sobre os demais, e quando os dois principais pré-candidatos não estão na disputa, a principal opção dos pesquisados foi “Nenhum/Branco/Nulo”, com 27,7%. Datena (26,5%) e Ciro Gomes (21,1%) vêm em seguida.

Os questionários da pesquisa divulgada nesta quinta-feira (29) foram aplicados entre os dias 24 e 28 de julho a 2.010 eleitores, em 155 municípios dos 26 Estados e do Distrito Federal. A margem de erro é de 2%.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.