em

Jardim bem cuidado, desperdício zero

Em tempos de calor e poucas chuvas a atenção com as plantas precisa ser redobrada para evitar o desperdício e manter um jardim bonito e saudável. Além disso, a forte estiagem e o racionamento que algumas cidades têm enfrentado nos últimos meses exigem uma preocupação a mais com o meio ambiente. Erico Zoller, paisagista e arquiteto, aponta algumas atitudes que podem contribuir para a diminuição desse desperdício e até mesmo na conta de água.

Segundo o profissional, fazer uma cisterna para a captação de água da chuva é uma ótima opção de consumo sustentável e economia: “Esta água é captada nas calhas, nos telhados e lajes, sendo levada para um reservatório com tampa. Lá ela fica protegida e pode ser usada não apenas para regar o jardim, mas também para lavar calçadas e carros”, explica.

A água da torneira de casa, da mesma maneira, também pode ser reaproveitada: “Essa água também pode ser levada para um reservatório e distribuída para as torneiras do jardim”, esclarece Zoller.

Usar produtos especiais na hora do plantio também ajuda na economia: “Utilizar um polímero em pó com alta absorção de água, é uma ótima opção para manter o solo úmido por mais tempo, reduzindo assim a quantidade de regas, diminuindo o estresse das plantas e evitando o desperdício de água”, afirma o paisagista.

Uma dica importante é, antes de iniciar um jardim, procurar um paisagista ou algum garden center especializado para ajudar não só na escolha do layout do espaço, como também auxiliar a prever maneiras de captação de água, procurar plantas com menor necessidade de regas e indicar os melhores materiais para o plantio.

Divulgação

I

Para ter um jardim bonito e bem cuidado é indicado procurar um paisagista ou garden center especializado

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.