em

Governo investe R$ 1,5 mi para segurança da UEPG

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, estará em Ponta Grossa nesta segunda-feira (31), para assinar a liberação de R$ 1,5 milhão em recursos do Governo do Estado para a revitalização dos sistemas de iluminação e monitoramento do campus de Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A verba será destinada ao projeto que vem sendo chamado “Rota Segura”, e que visa garantir maior segurança aos frequentadores do campus e do entorno.

De acordo com a assessoria de imprensa da UEPG, as obras serão executadas em duas etapas, sendo a primeira prevista ainda para este segundo semestre de 2017, e a segunda para 2018. O secretário explicou que a liberação dos recursos foi autorizada nesta sexta-feira (28), e que, a partir da assinatura, será aberta licitação para que a revitalização do campus comece o quanto antes.

“Estive, na manhã desta sexta-feira, com o deputado Plauto Miró e o governador Beto Richa, e ele autorizou a liberação dessa verba para a iluminação e implantação de câmeras de segurança. Era um compromisso do governador, e o projeto foi elaborado pela Universidade, prevendo, além da melhoria na iluminação, também a instalação de novo software”, disse João Carlos Gomes.

O reitor da UEPG, Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, explicou que o projeto ‘Rota Segura’ será melhor detalhado na próxima semana, mas lembrou que a ocorrência de crimes registrados nos últimos meses, principalmente com a situação de assaltos, motivou esse investimento.

“Os fatos desagradáveis de meses atrás nos levaram a buscar, junto ao governador do Estado Beto Richa, ao secretário João Carlos, a liberação desse volume de recursos. E a ‘Rota Segura’ é um caminho que percorre o campus e parte do Hospital Universitário, cujo trajeto foi elaborado em consulta a alunos e servidores”, disse.

 

Criminalidade

Parte dos recursos será destinada à substituição do software de gerenciamento das 200 câmeras de segurança instaladas no campus de Uvaranas, dando agilidade ao uso dos equipamentos, inclusive no que se refere à utilização de sensores de movimento. Em uma segunda etapa, os recursos também serão destinados a melhorias em passeios, delimitação de ciclovias e iluminação. O investimentos é a resposta para uma série de crimes registrados no interior do campus, sendo que o mais grave ocorreu na noite de 24 de maio. O estudante Eric Navarro, 28 anos, foi baleado em uma tentativa de assalto em ponto de ônibus no interior do campus de Uvaranas. Ele só deixou o hospital uma semana depois, e reclamou publicamente da falta de segurança no local.

Peterson Strack
Verba contempla melhorias em câmeras e iluminação

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.