em

FMS aponta dificuldades para ampliar número de leitos de UTI em Ponta Grossa

(Arquivo/DC)

O secretário municipal interino de Saúde, Dr. Rodrigo Manjabosco, informou que o aumento no número de leitos de UTI em Ponta Grossa é um problema real, e significa que estamos “na beirada do precipício, na questão do esgotamento dos serviços de saúde”.

A declaração foi dada em entrevista à reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais, em resposta à manchete publicada nessa sexta-feira (18). A matéria destacou, com base nos dados do boletim municipal, que só estavam vagos quatro dos 125 leitos de UTI existentes na cidade nos segmentos SUS e privado.

Manjabosco destacou que os leitos de UTI são gestão do estado, embora o prefeito sempre tenha se envolvido nessas ações. No entanto, nesse momento, o problema seria a falta de equipes para aumentar a quantidade de leitos, diante da possível calamidade do sistema.

“Nove meses depois do início da pandemia, os profissionais estão cansados. Há, inclusive, uma oferta menor de profissionais no mercado. Muitos estão afastados. Hoje, 68 profissionais não estão trabalhando porque estão com suspeita ou confirmação de contágio”, comenta. Os equipamentos, ele diz, podem ser obtidos. Mas equipe para atendimento é algo mais complicado de garantir.

Traumas

Segundo Manjabosco, o principal motivo do aumento na ocupação está no grande número de casos de trauma em urgência e emergência. “São casos que não tem como não atender, ocupam leitos e equipes. É diferente das cirurgias eletivas, sobre os quais temos novamente a recomendação do estado para diminuição”, diz. Isso tende a estar relacionado com a continuidade da maioria das atividades regulares e quase todos os setores.

Covid

Em segundo lugar, o aumento nas taxas de ocupação de UTIs ocorrem em função de mais casos suspeitos ou confirmados de covid-19. De acordo com ele, o aumento desses casos se intensificou nos últimos 20 dias, e englobam pacientes de toda a região, e não somente Ponta Grossa. Ele lembra que, neste momento, a Central de Leitos do Estado está em busca de vagas para pacientes de Curitiba.

Veja o que a Sesa disse sobre ocupação de leitos da covid-19 em Ponta Grossa

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.