em

Evento orienta população sobre denúncia de crimes contra crianças

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), através do Departamento de Serviço Social, realiza a partir desta quarta-feira (17) uma série de atividades relacionadas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio). A programação inclui distribuição de panfletos em blitze educativas, mesa de discussão e diálogo com a população em áreas de grande circulação de pessoas.

Segundo a professora da UEPG, Cleide Lavoratti, o objetivo é fazer uso da data para lembrar, ao longo dos próximos dias, a importância das denúncias de casos de abuso e exploração, em defesa dos direitos da criança e do adolescente. “Vamos divulgar os principais canais de denúncia, as redes de proteção à criança e ao adolescente, explicando para onde são encaminhados esses casos e onde as crianças são atendidas. Além de Ponta Grossa, outras cidades da região também terão palestras”, explica.

 

Fábio Matavelli
Grupo da UEPG organizava material de divulgação nessa terça-feira

 

Para o Ministério Público do Paraná (MP-PR), é importante o envolvimento da sociedade no processo de repressão a estas práticas criminosas, que têm como vítimas meninos e meninas, denunciando possíveis situações de violência. Atualmente, estão em andamento no MP-PR 5.458 investigações que apuram crimes com essas características. Além disso, desde 2012, os promotores de Justiça da instituição ajuizaram 7.426 ações penais por crimes dessa natureza.

O evento tem apoio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Vara da Infância e Juventude de Ponta Grossa, Conselhos Tutelares e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. É aberto à participação de toda a comunidade. (D.K.)

 

Programação

 

17 de maio (17h30min às 18h30min)

– Panfletagem nos semáforos das principais avenidas de Ponta Grossa

 

18 de maio (08h00min às 18h00min)

– 08h00min: Credenciamento – Auditório do Campus Central UEPG (Bloco A).

– 8h15mim às 8h35min: Apresentação Cultural

– 8h45min: Abertura do evento

– 9h00min: Violentos ou Violentados: As Medidas Socioeducativas Previstas no ECA e as

– 11h00min: debate

– 11h40min: encerramento.

– 13h30mim às 17h30mim: mobilização no Terminal Central

– 18h00mim: encerramento das atividades.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.