em

Defesa Civil recolhe doações para vítimas das chuvas em PG

A sociedade de Ponta Grossa se mobilizou em prol das famílias afetadas pela chuva forte do último domingo (29) e arrecadou diversos itens para ajudar aqueles que perderam tudo. Na manhã de terça-feira (31), as equipes da Defesa Civil percorreram, pelo menos 10 casas, para recolher móveis, alimentos e colchões destinados para os moradores.

“Até agora já recebemos várias peças de roupas, calçados e alimentação. Mas ainda o que mais precisamos são materiais de limpeza e higiene pessoal, além de alimentos para essas famílias”, disse o coordenador da Defesa Civil, Edson Witek.

Mari, como quis ser chamada, é uma das moradoras de Ponta Grossa que se mobilizou para ajudar aqueles que precisam. Ela doou uma cômoda que não usa mais, além de roupas masculinas.

“Eu estava pensando em vender a cômoda porque estava em bom estado. Depois que eu vi a situação das famílias afetadas, conversei com o meu filho e resolvemos doar o móvel. Estou muito feliz, pois acho que precisamos nos colocar no lugar do outro. Espero que a cômoda sirva de alento para uma família que está completamente sem rumo”, disse Mari.

Entidades também seguem mobilizadas para ajudar. Exemplo disso é o Grupo Corre PG que realiza um treino diferente e solidário, nesta terça, para arrecadar alimentos, roupas, cobertores e materiais de higiene pessoal.

 

Defesa Civil percorreu casas para recolher materiais para a doação. Foto: Peterson Strack

 

Prejuízos

Muitas famílias perderam praticamente tudo, desde alimentos, roupas e móveis, com os alagamentos causados pela chuva forte ocorrida no domingo (29). Diversos bairros foram afetados por conta dos alagamentos. De acordo com a Defesa Civil, pelo menos, 228 pessoas foram afetadas e 31 ficaram desabrigadas.

Um dos bairros mais afetados foi o Jardim Ponta-grossense onde 26 casas foram alagadas e 104 moradores prejudicados. Na Vila Cipa, 56 moradores foram afetados e mais 58 no bairro Cará-Cará. Ainda segundo a Defesa Civil, um deslizamento de terra ocasionou a queda de um muro em cima de uma residência na Vila Odete. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Previsão

Segundo informações atualizadas do Simepar, a previsão para os próximos dias em Ponta Grossa e região será de pancadas de chuvas com trovoadas isoladas no período da tarde. Defesa Civil monitora as áreas de risco.

Para doar

Interessados em ajudar as famílias prejudicadas podem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone (42) 3901-1498.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.