em

Cuidados diários garantem olhos saudáveis

Em 10 de julho é comemorado o Dia da Saúde Ocular. A data existe para conscientizar sobre a importância de consultar com frequência um oftalmologista. Isso porque, em geral, as pessoas somente lembram do especialista quando há algum problema. “No entanto, há doenças que são silenciosas e, nestes casos, o diagnóstico precoce é fundamental para prevenir complicações de doenças”, explica o oftalmologista Marcelo Teixeira Cenovicz.

De acordo com ele, apenas com exames oftalmológicos realizados nas consultas com especialista é possível diagnosticar desde problemas mais simples, que podem ser tratados com o uso do óculos – como miopia, hipermetropia e astigmatismo -, até doenças mais graves, e que podem levar à cegueira, como glaucoma (que é o aumento da pressão dos olhos), catarata, ou alteração ocular provocada por diabetes. “Nestes casos o diagnóstico precoce é fundamental para tratar as doenças de forma adequada”, frisa.

Rodrigo Covolan
Consultas periódicas são fundamentais para garantir boa visão

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre as doenças que mais causam a cegueira estão catarata e glaucoma. Mas, na lista ainda estão retinopatia diabética, cegueira infantil e degeneração macular.

Conforme o oftalmologista, além de consultas periódicas alguns cuidados básicos ajudam a garantir a saúde dos olhos. Entre as medidas estão a utilização de óculos de sol com proteção aos raios ultravioletas (UV). Além disso, quem fica muito tempo em frente ao computador deve fazer algumas pausas. “E, dependendo da atividade que se realiza, o uso de protetor ocular é essencial para evitar acidentes”, frisa.

 

Doenças que mais causam cegueira

Catarata – 47%

Glaucoma – 12%

*Fonte: Organização Mundial da Saúde (OMS)

 

Cuidados essenciais com os olhos

– Evitar exposição dos olhos ao sol

– Não coçar a região dos olhos

– Não usar medicamentos por contra própria

– Manter a região dos olhos sempre limpa

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.