em

Comdema é contrário a projeto de alteração da APA

O Conselho Municipal de Meio Ambiente de Ponta Grossa (Comdema) se manifestou, oficialmente, a respeito do projeto de Lei Estadual nº 527/2016, que prevê a adequação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana. Uma nota publicada em Diário Oficial do Município esclarece que o Conselho é contrário à proposta de mudança, que prevê redução do limite da APA.

De autoria dos deputados Plauto Miró, Ademar Traiano e Luiz Claudio Romanelli, o projeto prevê a alteração dos limites da APA da Escarpa Devoniana, reduzindo-a para aproximadamente 32% de sua dimensão original, dos 392,7 mil hectares para os 125,8 mil hectares. A decisão do Comdema em se opor ao Projeto está baseada em sete itens apontados em reunião ordinária ocorrida em março entre os representantes do Conselho.

Entre os motivos o Comdema argumenta que “não foi dada ampla publicidade aos estudos que embasaram o projeto de lei, faltando transparência ao processo, além de não ter sido consultado o conselho gestor da unidade de conservação”.

A presidente do Comdema, Caroline Schoemberger, recorda que a reunião que culminou na decisão foi bastante acalorada. “O Conselho é formado por vários grupos. Naturalmente, houve quem fosse a favor do Projeto, mas nossa decisão é pela maioria”, diz.

Peterson Strack
Para Caroline, houve falta de divulgação sobre o tema

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.