em

Amor, dinheiro e naufrágios: como não deixar seu barco afundar no mercado de ações!

No mercado acionário existem inúmeras formas de se ganhar dinheiro. Seja especulando ou investindo, muitos amadores se aventuram com uma jangada nesse oceano voraz chamado Bolsa de Valores. Com isso, naufrágios são iminentes.

Também existem os que se aventuram e ficam perdidamente apaixonados, caindo no canto da sereia chamado especulação, afinal de contas o fulano de tal ficou milionário em 6 meses!.

Para ajudar o leitor a se orientar, separei alguns pontos a serem observados quando o assunto é investimento em ações:

1 – Você não pode precisar desse dinheiro em curto prazo. O mercado de ações pode ser utilizado como uma previdência privada, onde você fará aportes mensais e não necessitará desse capital por muito tempo. Pode ter certeza, isso poderá enriquecê-lo, mas é preciso disciplina.

2 – Esqueça o comprar na baixa, vender na alta. Empresas que têm suas ações valorizadas constantemente são empresas boas. Empresas que oscilam demais entre altos e baixos ou sofrem intervenções governamentais, costumam ser empresas ruins e de cunho especulativo. Para saber se a empresa é boa, faça a análise de seus múltiplos, de tendência gráfica ou consulte um especialista.

3 – Namore várias, mas case somente com o(s) amor(es) da sua vida. Apesar de soar estranho, essa dica é válida no mercado de ações. Não mantenha investimentos em ações do momento com o intuito de passar a noite, elas costumam trazer dores de cabeça depois de algum tempo… Opte por empresas sólidas que apresentem bons resultados e que, se possível, distribuam dividendos para seus acionistas. Quando o assunto é dinheiro, dividendos gordos são excelentes provas de amor.

4 – Diversifique. Seja fiel… Às várias esposas! Fuja das ações do momento e case com múltiplas boas empresas de múltiplos bons setores. Dessa forma você protege seu patrimônio contra riscos de empresa ou setoriais.

4 –Não seja apressado. O investimento está tendo resultados abaixo das expectativas apesar da empresa ser boa? Não abandone o navio, a tempestade será passageira e o tempo se encarregará do resto. Lembre-se que a empresa deve ser boa para essa dica ser útil e quenão é porque você comprou que a empresa é boa. O mercado costuma dar lições de humildade para quem tem o ego inflado.

5 – Crises são construtivas. A cada grande crise, muitas oportunidades surgem. Nesse momento, o medo é seu pior inimigo. Quem tem resiliência, colhe os frutos.

6 – Invista mais em você. Apesar do mercado de ações ser maravilhoso, a única forma de você acumular capital para poder investir é através da sua capacidade. Invista na sua carreira, aprimore-se e use o mercado de ações como um ‘hobby’ ou procure um especialista para lhe orientar.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.