em

‘Agosto Dourado’ orienta sobre aleitamento materno

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) realiza, a partir deste ano, o “Agosto Dourado”. Um mês inteiro dedicado a debates e campanhas envolvendo o aleitamento materno. No campo político, a SBP irá intensificar a reivindicação de criação de espaços adequados, especialmente em locais de trabalho, para o aleitamento. As atividades da Sociedade estendem as iniciativas desta semana, considerada a Semana Mundial do Aleitamento Materno.

Em Ponta Grossa, a Prefeitura iniciou na terça-feira (1º), e dá continuidade nesta quarta (2), às atividades relacionadas ao assunto. As ações incluem palestras, orientações, exposição de banners e cartazes, além da distribuição de folders. A programação conta com o apoio do Ambulatório de Risco do Recém-Nascido, e tem neste ano o tema “O Trabalho conjunto para o bem comum”.

No Hospital da Criança Prefeito João Vargas de Oliveira, haverá atividades especiais das 9 às 12 horas desta quarta-feira. A nutricionista do Banco de Leite, Sunali Batistel, explica que a Instituição desenvolve atividades de orientação o ano todo e que, até o momento, os estoques têm sido suficientes para abastecer os dois hospitais da cidade que possuem UTI Neonatal.

“A Santa Casa de Misericórdia e o Hospital Regional recebem o leite que recolhemos aqui. As doações costumam ser diárias, até porque contamos com uma equipe que faz roteiros em diversas regiões da cidade, coletando o leite de mães em endereços previamente agendados”, explica. Muitas vezes, as mães que trazem seus filhos para tomar as primeiras vacinas também são orientadas e, caso possuam leite em excesso, fazem um cadastro e passam a fazer parte do Banco de Leite.

“Embora não tenhamos falta de leite, é importante ampliar as doações, já que o material não é perdido. O leite doado, após pasteurização, pode ficar até seis meses armazenado, só que o material nunca chega a ficar tanto tempo em estoque”, diz Sunali.

 

Campanha

Há 25 anos, a Semana Mundial da Amamentação, celebrada entre 1 e 7 de agosto, mobiliza diversas nações com o objetivo de promover o aleitamento materno, destacando sua importância para a sobrevivência, a proteção e o desenvolvimento da criança. Hoje, o movimento acontece em 120 países.

 

5 dicas para alimentar o seu bebê

1. O leite extraído pode ser armazenado no refrigerador por 12 horas ou no congelador por até 15 dias.

2. Tenha paciência: apesar de ser um ato natural, amamentar é uma ação que deve ser aprendida.

3. O bebê deve mamar quando ele quiser, pelo tempo que ele quiser.

4. A amamentação exclusiva nos primeiros meses de vida protege contra diarreias e doenças respiratórias.

5 . As mães devem evitar a cafeína e cortar a bebida alcoólica, assim como tabaco e alguns medicamentos.

 

SERVIÇO

O Banco de Leite Humano atende de segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 14 horas. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (42) 3026-9403.

Rodrigo Covolan
Legenda

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.