em

Acidentes alertam para cuidados com a terceira idade

Acidentes envolvendo quedas têm alertado para cuidados e maior atenção com pessoas da terceira idade. A implantação de corrimão nas escadas e boa iluminação são itens importantes que devem estar presentes no dia-a-dia dos idosos.

“A iluminação ajuda na visualização dos degraus. Além disso, caso o idoso tenha dificuldades de locomoção, é necessário ter o auxílio de alguém para o uso da escada”, orientou o tenente do Corpo de Bombeiros, Matheus Justino Cândido.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, somente no ano passado, foram registradas 326 ocorrências de quedas de plano elevado, onde se enquadra cadeira, sofá, escada e telhado. Destas, 25 casos foram com pessoas acima dos 70 anos.

Na manhã da última terça-feira (14), uma idosa de 91 anos – nome preservado – morreu depois de cair da escada da própria casa. O acidente ocorreu em Ponta Grossa, por volta das 9 horas da manhã. De acordo com o tenente Henrique Bortolini, do Corpo de Bombeiros, a vítima morava em uma residência de dois andares e teria se desequilibrado quando estava subindo o lance de escadas.

“Foi deslocada uma ambulância do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergências (Siate) e vimos que ela já estava em parada cardíaca”, informou.

Ainda no começo deste ano, um padre, de 83 anos, faleceu momentos depois de cair da escada de uma igreja que dava acesso à casa paroquial. “É fundamental não deixar objetos nos caminhos e manter todos os cômodos da casa iluminados”, ressalta o tenente Cândido.

Pastoral

Pensando na atenção e nos cuidados, a Pastoral da Pessoa Idosa de Ponta Grossa realiza visitas mensais na casa dos idosos. Além de levar palavras de conforto, as líderes orientam sobre a importância da saúde. Somente pela Paróquia São Cristóvão, são atendidos 35 idosos pela pastoral.

“Nós perguntamos se eles tomam a quantidade certa de água, se praticam atividades físicas. Também orientamos sobre os riscos de queda e repassamos alguns cuidados. Caso os idosos estejam em situações de risco, as assistentes sociais realizam os procedimentos de encaminhamentos para os Cras”, comenta a coordenadora da pastoral da Paróquia São Cristóvão, Isabel Iarenchuk.

 

Rodrigo Covolan

Pastoral do Idoso realiza visitas e orienta cuidados com os idosos

 

Serviço

Além da pastoral, Ponta Grossa conta com empresas que disponibilizam serviços de cuidadores de idosos. “O trabalho de cuidador de idoso pode ser feito de diversas formas. São serviços realizados por pessoas capacitadas e também técnicos de enfermagem. Tudo varia de acordo com a demanda e vai desde uma companhia para o idoso até ajudar a dar banho, por exemplo”, explica Luciano Brum Kuster, proprietário de uma franquia em Ponta Grossa, especializada em serviços voltados à limpeza e cuidados domésticos.

De acordo com o empresário, a intenção de ofertar serviços como este é para que os familiares fiquem mais tranquilos. “Os filhos e demais familiares poderão se tranquilizar para trabalhar e exercer suas funções sabendo que pessoas especializadas trabalhando com estes cuidados”, finaliza.

Quedas envolvendo idosos

Janeiro/2016:

55 – 59 anos: 2 vítimas

60 – 64 anos: 2 vítimas

Acima 70 anos: 3 vítimas

Janeiro/ 2017

55 – 59 anos: 4 vítimas

60 – 64 anos: 2 vítimas

Acima dos 70 anos: 5 vítimas

Fonte: 2° Grupamento Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.