em

Nutricionista revela segredos da alimentação dos atletas do Operário

Foto: Divulgação

Como será a alimentação de atletas de alta performance? E agora, com a chegada das festas de fim ano, em que a comilança faz parte, será que eles têm alguma restrição?

No Operário Ferroviário, há um departamento específico para cuidar da alimentação dos jogadores, desde os atletas da base até os profissionais. Ele é coordenado pelo nutricionista Gabriel Gibala, que concedeu uma entrevista exclusiva ao Diário dos Campos e Portal DCmais. Nesta conversa, Gibala revela quais os segredos para manter os jogadores do time de Ponta Grossa preparados para enfrentar a rotina de treinos e jogos.

DCmaisNessa fase de preparação para a nova temporada, quais os alimentos que os atletas profissionais podem/devem consumir?

Gabriel Gibala – Nessa fase de pré-temporada, buscamos fazer com que o organismo dos atletas retorne à rotina de alimentação e treinamentos, após as férias, em que é normal darem uma relaxada nesses pontos. Procuramos fazer com que o atleta retorne com o hábito de se alimentar em horários certos, fazendo escolhas mais saudáveis durante o dia. Conforme os dias de pré-temporada vão se passando, o corpo dos atletas vai se encaixando novamente na rotina e, assim, conseguindo aumentar sua performance cada dia mais, a fim de chegar 100% para os campeonatos. Como o futebol é um esporte que demanda muita energia durante os treinos e jogos, damos preferência para os carboidratos, que se tornam a principal fonte de energia para esses atletas, como por exemplo arroz, macarrão e batatas. Juntamente com fontes de proteínas, como carnes bovinas, frango e peixes, que irão ajudar na construção e reparo de tecidos musculares. Também incluímos fontes de gordura, como azeites, abacate e alguns tipos de oleaginosas, que também auxiliam como fonte de energia em treinamentos de alta resistência e intensidade. Temos ainda uma variedade de pelo menos cinco tipos de salada por dia. As saladas são uma boa forma de ingestão de diversas vitaminas e minerais e quando necessários suplementamos quando se tem alguma deficiência nutricional.

Gabriel Gibala, nutricionista do Fantasma

DCmais – Existe algum alimento proibido?

GG – Não existe alimento proibido, mas alimentos fritos, muito industrializados, nós tentamos evitar ao máximo, por possuir em suas composições grandes quantidades de açucares, gorduras, sódio e demais substâncias que podem prejudicar o rendimento do atleta.

DCmais – Tem refeitório no Estádio Germano Krüger para os atletas?

GG – Possuímos um refeitório que atende os funcionários do clube, comissões técnicas e atletas da equipe profissional e das categorias de base.

DCmais – Como preparar uma dieta balanceada para atletas de alto rendimento?

GG – Logo que os atletas se apresentam após as férias, é realizada uma bateria de exames e testes com cada um, passando por diversos profissionais da comissão técnica, afim de avaliar esse atleta por completo. Quando o atleta passa pelo Departamento de Nutrição, realizamos uma anamnese [diálogo] completa com esse atleta, procurando saber mais sobre sua alimentação, seus gostos e suas preferências. Após avaliar os exames de sangue de cada atleta, procurando saber se ele possui alguma deficiência nutricional, é feito um plano alimentar individualizado para cada atleta, conforme suas demandas calóricas e suas necessidades energéticas. Priorizando sempre fornecer energia suficiente para que esse atleta consiga sua melhor performance em cada treinamento e cuidando também para que tenha uma boa recuperação para os dias seguintes.

DCmais – Existe diferença na dieta de um atleta para outro?

GG – Sim, cada atleta possui um organismo diferente, demandas energéticas diferentes. Por isso, cada atleta necessita de uma dieta que supra suas demandas da rotina. Atletas de diferentes posições no campo, como, por exemplo, laterais e atacantes têm necessidades energéticas maiores por realizarem mais acelerações em alta velocidade e, normalmente, percorrem maiores distâncias que as demais posições. Por isso, cada atleta tem sua dieta e seus protocolos de suplementação individualizados.

DCmais – Quais suplementos são recomendados para os jogadores?

GG – A questão de suplementação entra como fonte adicional à alimentação desses atletas, como a “cereja do bolo”, onde a base seria uma alimentação equilibrada. Utilizamos suplementos proteicos, como whey protein a fim de auxiliar na construção e recuperação muscular do atleta. Utilizamos também suplementos com maiores níveis de carboidratos, como maltodextrina, palatinose e alguns tipos de hipercalóricos, onde tem por objetivo auxiliar no processo de reabastecimento dos estoques de glicogênio muscular após as demandas dos treinamentos. Além de suplementos como creatina, beta alanina, ômega 3, multivitamínico, cafeína, isotônicos entre outros, que utilizamos estrategicamente com cada atleta, dependendo da sua necessidade.

DCmais – E a hidratação?

GG – A hidratação é um pilar essencial para o esporte de alto rendimento, pois, além de regular a temperatura corporal, estudos demostram que um organismo bem hidratado gera um aumento na performance e melhora na recuperação para as próximas demandas. Realizamos o controle de peso dos atletas pré e pós-treinos diariamente, a fim de controlar a perda de peso após o treinamento, já orientando eles qual o volume de água que se deve ingerir nas próximas horas para auxiliar nos processos de recuperação desse atleta, a fim de evitar uma desidratação.

DCmais – E agora com a chegada das festas de fim de ano, como regular a alimentação dos atletas?

GG – Nessas datas comemorativas, é difícil o atleta seguir 100% como nos dias normais. O futebol é um esporte que, normalmente, gera um afastamento do atleta da família pela grande quantidade de viagens durante o ano. Então, é normal darem uma relaxada na alimentação, aproveitando o momento com os familiares. Mas confiamos em cada atleta e conversamos com eles para tentarem sair o menos possível da linha, mas sempre dando o suporte necessário para eles após o retorno aos treinamentos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.