Menu
em

Ídolos do esporte local e nacional valorizam a realização do 38º JEM

Verônica Balsano foi escolhida para acender a pira olímpica na cerimônia | Foto: Divulgação

Com oito mil atletas em atividade nas quadras, campos, pistas, tatames e piscinas de Ponta Grossa, a 38ª edição dos Jogos Estudantis Municipais (JEM) faz mais uma vez a cidade respirar o esporte e todas as suas emoções durante duas semanas. A competição realizada pela Prefeitura de Ponta Grossa iniciou no último domingo (19) e já faz parte da cultura e da história do Município há quase quatro décadas, trajetória valorizada por figuras de referência no esporte local e nacional.

É o caso da nadadora Verônica Balsano, multicampeã e dona de seis recordes mundiais na natação master, que foi escolhida para acender a pira olímpica na cerimônia realizada na Arena Multiuso; ela ressalta a importância do JEM para sua formação esportiva e como uma competição como essa pode contribuir para formação de atletas e cidadãos. “A minha primeira medalha veio no JEM, é muito especial ver estes atletas reunidos, recebendo esta oportunidade de jogar e vivenciar esta competição tão importante para a nossa cidade”, destaca a nadadora ponta-grossense.

Falando em experiência internacional, a atleta de basquete Nádia Colhado, que vestiu a camisa da Seleção Brasileira em duas Olimpíadas e na WNBA, a Liga Profissional dos Estados Unidos, chegou em Ponta Grossa neste ano e ressaltou como eventos deste tipo são fundamentais para o desenvolvimento do esporte no Brasil. “O esporte na escola tem um papel muito importante para desenvolver diversas habilidades e os benefícios para as crianças, como a disciplina, o trabalho em equipe e a diversão em quadra, ficam para toda vida”, avalia a atleta que representa Ponta Grossa na disputa da Liga de Basquete Feminino (LBF) – principal competição da modalidade no país.

A prefeita Elizabeth Schmidt, que prestigiou a cerimônia de abertura e acompanha de perto as competições pela cidade, reforça que a história de sucesso do JEM foi construída pela dedicação de muitos profissionais. “É um esforço de milhares de pessoas, desde os servidores da Secretaria de Esportes até os professores das escolas, coordenadores técnicos e árbitros. Todos trabalham por um só objetivo, que é proporcionar um evento único e especial para as nossas crianças e jovens”, valoriza Elizabeth.

Pai, professor e torcedor

Um dos exemplos de como o JEM faz parte da vida dos ponta-grossenses é o ex-atleta de futsal Joslei Fabiano: foram mais de 20 anos participando das competições como professor de diferentes modalidades e, após uma trajetória repleta de conquistas, hoje ele acompanha e torce pelo filho Rafael. “É um sentimento diferente e que mexe muito com a gente, mas não tenho dúvidas de que, assim como aprendi muito vivendo o JEM como treinador, o Rafael terá lembranças e ensinamentos para a vida toda”, disse Joslei, lembrando ainda do filho mais velho, Gabriel, que também participou dos Jogos.

Rafael e Joslei Fabiano

Programação

As disputas do JEM seguem a todo vapor em diversos espaços esportivos de Ponta Grossa: nesta sexta-feira (24), por exemplo, alguns dos destaques da programação são o tênis de mesa, na Arena Multiuso; o futsal, nos ginásios Oscar Pereira, CIE Sabará, Zukão e Sepam; o atletismo, no Campus Uvaranas da UEPG; além do Festival da Inclusão no Ginásio Jamal Farjallah Bazzi. A programação completa está disponível em https://smesp.pontagrossa.pr.gov.br/.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile