em

Câmara de PG discute concessão para o Memorial do Basquete

Imagem: Divulgação

A Câmara de Ponta Grossa discutiu, na sessão desta quarta-feira (16), o Projeto de Lei nº 239/2023, que autoriza a concessão de imóvel para o Memorial do Basquete de Ponta Grossa. O projeto é de autoria do Poder Executivo Municipal, proposto para valorizar e enaltecer a modalidade no município e a nível nacional, uma vez que o Memorial é considerado o único museu do basquete brasileiro.

Memorial do Basquete de Ponta Grossa

O PL do Memorial do Basquete de Ponta Grossa é assinado pela prefeita Elizabeth Schmidt. Conforme seu texto, o Poder Executivo fica autorizado a “proceder a Desafetação e Concessão de Direito Real de uso do imóvel, que menciona à Associação do Memorial do Basquetebol de Ponta Grossa – AMBPG”. O imóvel, situado na rua Edson Carlos Ferreira Berger, em Olarias, passará de propriedade do Município à AMBPG, com a finalidade de construção do memorial.

A AMBPG é uma entidade sem fins lucrativos, políticos ou partidários, formada por cidadãos com o objetivo de preservar a história do basquete ponta-grossense. A modalidade é considerada muito importante para o município, pois conta com atletas de renome nacional e possui ampla prática entre a comunidade de PG. O projeto destaca ainda que, dentre seus objetivos, está a preservação histórica dos feitos de Mayr Facci (Catanduva, 1927 – Ponta Grossa, 2015), “que foi um expoente do basquetebol nacional e internacional, tendo competido nos Jogos Olímpicos de Verão de 1952 e de 1956”.

A concessão para o Memorial do Basquete de Ponta Grossa também deve contemplar a cultura e o turismo da cidade. Desse modo, o projeto também é tido como um marco nas festividades dos 200 anos do município.

A Câmara de PG votou o PL nº 239/2023 em Sessão Ordinária desta quarta, em primeira discussão. O projeto foi aprovado pelos parlamentares e aguarda entrada na Ordem do Dia para segunda discussão e votação.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.