em

UPA Uvaranas domina debate em redes sociais de prefeituráveis

Foto: José Aldinan

O assunto que dominou as redes sociais dos pré-candidatos a prefeito(a) de Ponta Grossa, desde o início da noite de quarta-feira (17), é a decisão do Conselho Municipal de Saúde que negou, por maioria de votos, a criação de uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) no empreendimento em obras no bairro Uvaranas. A coluna Diário dos Candidatos acompanhou as manifestações:

Dr. Magno Zanellato (Novo)

Status: online

“Como médico que vivencia os problemas da saúde de Ponta Grossa, que sei de pessoas que padecem na fila por atendimento e como pré-candidato a prefeito, não posso deixar de comentar o parecer desfavorável do Conselho de Saúde sobre a UPA Uvaranas. Nossa cidade precisa ampliar o atendimento médico, nós estamos deficitários e precisamos rever esse posicionamento. Apesar de os Conselhos serem muito importantes para a cidade, acredito que foi uma decisão errada ser contra a construção de uma nova UPA. Nós precisamos de mais saúde, não de menos saúde”.

Marcelo Rangel (PSD)

Status online

“Com indignação trago a minha opinião sobre o posicionamento do Conselho de Saúde ao negar a abertura da UPA Uvaranas. Eu não sou de fechar portas. Sempre fui contra o fechamento do PAI (Pronto Atendimento Infantil) e do Pronto Socorro. Mas também não entendo como um conselho, que deve defender o povo e lutar por mais saúde, pode tentar impedir a abertura de uma nova UPA, que pode aliviar os graves problemas de saúde que enfrentamos na cidade. Sou favorável à abertura de uma CPI para investigar se houve interferência política nessa decisão inaceitável. A população quer respeito e saúde”.

Aliel Machado (PV)

Status online

“Pessoal, saúde é coisa séria. É um direito fundamental da nossa população. Por isso não vamos fazer politicagem, como muitos estão fazendo. As brigas políticas prejudicam Ponta Grossa há bastante tempo, assim como a falta de planejamento. Já perdemos a UPA do Jardim Carvalho e demoramos para conseguir a habilitação da UPA Santana no Ministério da Saúde. Quero fazer um apelo ao Conselho de Saúde de Ponta Grossa. Sei que a atuação do conselho é técnica e a preocupação é com o planejamento. Mas Uvaranas é uma região populosa e precisa desse pronto atendimento.

Elizabeth Schmidt (União)

Status: online

A prefeita gravou um vídeo no local das obras. “Recebo com muita indignação a notícia de que o Conselho de Saúde votou contra a criação da UPA Uvaranas! Esse serviço é crucial para Uvaranas e Cará-Cará, atendendo todas as normas do Ministério da Saúde. O desempate foi decidido pela presidente do conselho, Gizelle Cheremeta, ligada à pré-candidata à prefeitura, Mabel Canto! Pergunto: isso é pelo bem-estar das famílias ou há interesses pessoais em frear o crescimento da cidade e da saúde? Querem prejudicar a prefeita ou os moradores? Nós estamos fazendo a UPA sim, com a aprovação do Conselho ou não”.

Mabel Canto (PSDB)

Status: online

“Estão tentando atribuir a mim uma decisão do Conselho de Saúde. Sou a favor da construção da nova UPA. O Conselho de Saúde é técnico, toma suas decisões de forma técnica. A minha assessora que integra o Conselho toma decisões de forma autônoma. Se pudesse interferir, teria dito para ela votar favorável. O que a gente precisa questionar é esse grupo político que está há 12 anos no poder e que instalou o caos na saúde de Ponta Grossa. Comprou terreno de R$ 12 milhões para construir a UPA de Uvaranas, sendo que o governo do Estado cedeu um espaço ao lado do Hospital Regional para construir a UPA”.

Liliane Chociai (PSB)

Status: offline

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.