Nas Eleições Municipais 2024, três conhecidos candidatos estão na disputa pela Prefeitura de Piraí do Sul, nos Campos Gerais do Paraná. A informação está no site oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Henrique Carneiro
Aos 36 anos, Henrique de Oliveira Carneiro (PL) busca à reeleição pela coligação ‘Construindo um futuro melhor’, composta por PL, AGIR, DC e União. À Justiça Eleitoral declarou ser solteiro, ter ensino superior e ser contador. É a segunda vez que concorre a um cargo eletivo.
A dobradinha é novamente com o atual vice-prefeito Wagner Alan Zadra (AGIR). O agrônomo tem 35 anos, é casado e informou ao TSE ter ensino superior. Antes de ser eleito vice-prefeito, em 2020, disputou uma vaga na Câmara Municipal, em 2016, mas foi derrotado.
Tim Milléo
O médico Valentim Zanello Milléo (PSD) busca seu quarto mandato como prefeito. Ele já governou Piraí entre 2005 e 2008 e depois entre 2013 e 2020. Nestas eleições, ele concorre pela coligação ‘Cuidando da vida, humanizando a gestão’, formada por MDB, PSB, PSD e Federação PSDB/Cidadania. O candidato tem 74 anos e declarou ao TSE ser casado ter ensino superior.
O candidato a vice na chapa é Eurípedes Valença Rocha Filho (PSD), o ‘Rochinha’, que concorre pela primeira vez a um cargo eletivo. À Justiça Eleitoral, informou ser casado, ter ensino superior incompleto e atuar como empresário.
Toto
O terceiro candidato a prefeito é Antônio El Achkar (PRD), conhecido como ‘Toto’. Ele concorre pela coligação ‘Piraí merece + você merece +, + saúde, + empregos, + oportunidades’, composta pelos partidos PRD, PP e PMB. Informou ao TSE ser casado, ter ensino superior e atuar como administrador.
Toto, que tem 69 anos, foi eleito prefeito em 2008 e governou a cidade entre 2009 e 2012. Ele tentou a reeleição, mas foi derrotado. Em 2016, candidatou-se mais uma vez e também perdeu.
O TSE apresenta como candidato a vice na chapa o agricultor Rafael Priotto (PP), mas ele, segundo consta no portal, teria renunciado à vaga e aparece como ‘inapto’.